Agronegócio da caprino-ovinocultura é tema de livro

0

‘O Agronegócio da Caprino-ovinocultura no Nordeste Brasileiro’ é tema de um estudo que virou livro e acaba de ser publicado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste. O estudo é de autoria do veterinário Antônio Nogueira Filho, especialista em Agribusiness e pesquisador do Etene, e do engenheiro agrônomo José Walter Andrade Kasprzykowski, consultor externo do Etene.

 

Segundo os autores, existe uma demanda crescente e insatisfeita de carne caprina e ovina tanto na região Nordeste como em outras regiões brasileiras, especialmente nos grandes centros urbanos nordestinos, gerando um déficit anual que estimam superior a 12 mil toneladas.

 

O livro traz uma avaliação geral do setor, abordando desde as diferentes raças de caprinos e ovinos, sistemas de produção e questões sanitárias, até aspectos relacionados com indução e sincronização do cio, inseminação artificial e biotecnologias de embriões.

 

Também analisa a cadeia produtiva da caprino-ovinocultura, descrevendo seus elos e apontando gargalos e possíveis soluções nos subsistemas de insumos, produção, abate e processamento e distribuição; indica as ações do BNB de incentivo ao setor; e enfoca os mercados de carne, leite e pele, além de abordar aspectos ligados à vulnerabilidade e à lucratividade do setor.

 

Os interessados em adquirir “O Agronegócio da Caprino-ovinocultura no Nordeste Brasileiro” (R$ 10 o exemplar) devem entrar em contato com o serviço de atendimento Cliente Consulta, do BNB pelo telefone 0800 78 3030, ou clienteconsulta@bnb.gov.br.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais