Alinhamento planetário acontece nesta terça, 10

Encontro acontece esta noite (Foto: NASA/ APOD)

Nesta terça-feira, 10, a Lua e o planeta Saturno estarão juntinhos em um fenômeno denominado "Alinhamento Planetário". Ao anoitecer, por um efeito de projeção eles estarão aparentemente um ao lado do outro.

Para o astrofísico do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Raimundo Lopes de Oliveira Filho, todos devem ter ciência de que é uma questão de perspectiva, uma vez que Saturno continua estando muito distante da Lua.

“Olhando mais para cima, logo no início da noite, é fácil identificar o planeta Marte. Ele é avermelhado, e por isso o apelido de "planeta vermelho". E seguindo na mesma direção a caminho do lado onde o Sol se pôs, será fácil ver o planeta Júpiter, bem brilhante – mas Júpiter desaparecerá no horizonte oeste logo no início da noite. Mais tarde o planeta Marte será o próximo a se pôr, e depois serão Saturno e a Lua que farão o mesmo”, diz Raimundo.

O fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem telescópio, entretanto, é preciso que ocorra uma boa condição meteorológica.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais