Alistamento militar 2010 segue até abril

0

Junta Militar é mantida pela Prefeitura de Aracaju
Iniciado no dia 4 de janeiro, o alistamento militar anual obrigatório segue até 29 de abril. Todos os jovens do sexo masculino são obrigados por lei a se alistar no ano em que completam a maioridade. Mais de 400 homens já se alistaram na Junta de Serviço Militar de Aracaju, mantida pela Prefeitura de Aracaju. A previsão é de que até o término do prazo, cerca de 6.500 mil jovens compareçam ao órgão, que é responsável pelo recrutamento inicial para o serviço obrigatório nas Forças Armadas.

A Junta Militar fica na rua Senador Rollemberg, 77, bairro São José, próximo à antiga Associação Atlética. O atendimento acontece da segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, por ordem de chegada. “A procura está normal. Estamos atendendo cerca de 100 pessoas por dia, mas esse número costuma aumentar perto do fim do prazo, por isso orientamos a todos que venham logo e evitem deixar para os últimos dias”, orienta o capitão do Exército Jorge Prata, responsável pela Junta Militar.

Os jovens que forem se alistar devem apresentar carteira de identidade, fotos 3×4 e comprovante de residência. Aqueles que completam 18 anos em 2010 fazem o alistamento gratuitamente, enquanto os que já passaram da idade precisam pagar de uma taxa no valor de R$ 1,88.

Nessa primeira fase, o jovem que se alista recebe todos os documentos necessários, como Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e Certificado de Isenção (CI). A seleção dos alistados acontece de 12 de julho a 28 de setembro.

Cerca de 450 jovens devem ser escolhidos para servir às Forças Armadas em Aracaju durante um ano. Os interessados em prorrogar o tempo de serviço podem solicitar o reengajamento por mais sete ou oito anos. Os candidatos considerados aptos serão convocados em janeiro do próximo ano, enquanto os inaptos vão receber o certificado de dispensa do serviço militar.

Comentários