Amas deseja reformar prédio para ampliar número de atendidos

0

A instituição cuida de pessoas autistas
Criada há 15 anos a Associação dos Amigos do Autismo de Sergipe (AMAS), atende atualmente 39 pessoas com faixa etária entre 13 e 45 anos. Com sede própria construída no bairro Coroa do Meio, a Amas oferece atendimento aos portadores da síndrome do autismo com atividades psicopedagógicas incluindo trabalhos artesanais (pintura em tecido e em tela, bijuterias, biscuit, tapeçaria e cartões de natal), além de musicoterapia, educação física, socialização e orientação familiar. Atualmente a instituição passa por dificuldades e precisa de doações.

Para o secretário da instituição, Wanderley Medeiros, a Amas precisa ampliar o quadro de funcionários e voluntários. “Uma das necessidades que temos é ter mais funcionários e voluntários, porque o nosso público é muito diferente com dificuldades variadas o que requer um cuidado maior por parte do professor”, diz.

Wanderley Medeiros, afirma que a instituição passa por muitas dificuldades
Wanderley Medeiros ressalta ainda que atualmente existe uma lista de espera de 18 crianças que aguardam a conclusão da ampliação do prédio para serem beneficiadas com o atendimento. “Infelizmente a maioria das pessoas que atendemos são de baixa renda, são pais que não sabem lidar com as limitações dos filhos e por isso procuram a Amas. Mas o nosso espaço é muito pequeno e não podemos atender mais ninguém. Estamos buscando recursos para terminar a reforma da casa para atender o público de três a cinco anos de idade”, conta.

Para quem trabalha na instituição as dificuldades são superadas pelo prazer de ensinar, esse é o caso da educadora Ione Mello. “O nosso trabalho é muito difícil porque na sala de aula temos alunos com dificuldades diferentes e temos que lidar com todas as limitações, mas esse trabalho é feito com amor porque notamos o desenvolvimento de muitos autistas que chegam sem saber noções básicas da vida e com o passar do tempo essas pessoas estão totalmente inteiradas com o convívio social”, destaca.

Festa beneficente

A educadora Ione Mello trabalha na instituição com amor e dedicação
Com o objetivo de reformar o prédio e ampliar o número de atendidos, a Amas vai realizar no próximo sábado, 12, uma ‘Noite de seresta dos amigos do autista’, no Cotinguiba Esporte Clube, a partir das 21h com a presença de artistas como Lene Hall, Chiko Queiroga e Antonio Rogério, Alan Davidson, Lucas Aribé e Gil Castro.

O preço do ingresso do evento beneficente de R$ 10 por pessoa e toda renda será revertida à instituição. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (0xx79) 3255-2481 ou com o assessor de comunicação Manoel Oviêdo pelo número 8127-0525.

Por Kátia Susanna

Comentários