Antiga Estação Ferroviária de Sergipe passará por restauração

(Foto: Governo do Estado)

Os serviços para restauração de um dos mais significativos patrimônios históricos sergipanos estão sendo executados pelo Governo de Sergipe. Localizado na Praça dos Expedicionários, entre os bairros Getúlio Vargas e Siqueira Campos, o Complexo Ferroviário de Aracaju foi desativado completamente em 2012 e, uma vez revitalizado, trará de volta um pouco da história de um principais espaços que muito contribuiu para o desenvolvimento da economia e mobilidade de passageiros do estado no século passado, sobretudo entre as décadas de 1930 e 1970.

Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a primeira etapa para a revitalização do imóvel valorado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) recebe R$ 1.633.122,45 em investimentos do próprio instituto, resultado de um Termo de Compromisso celebrado entre a Sedurbs e o órgão federal, e está com percentual de execução de 40%.

A primeira fase da recuperação consiste na limpeza manual de vegetação do terreno, limpeza geral do edifício, levantamento topográfico, sondagem do terreno, elaboração de mapeamento de danos e avaliação do estado de conservação, levantamento cadastral e dos dados cartoriais e jurídicos, ensaios e testes tecnológicos, limpeza e execução de cobertura provisória para o edifício da Estação Ferroviária, execução de muro para fechamento do terreno, instalação dos portões em ferro, reposição e reparo de peças em concreto para fechamento do muro, pintura do muro, peças em concreto e dos portões em ferro.

Os serviços

“Tratam-se de serviços emergenciais que darão condições físicas de realizar os estudos para elaboração do projeto de restauração do Complexo Ferroviário, no qual seu uso após a revitalização ainda será definido. A área total do complexo é de 67.585,02 m² e já concluímos a limpeza geral do edifício, o levantamento topográfico e sondagem do terreno, ensaios e testes tecnológicos, elaboração de mapeamento de danos e avaliação do estado de conservação, bem como finalizamos o levantamento dos dados cartoriais e jurídicos”, detalha o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.

Ubirajara Barreto ressalta que nas próximas semanas outras atividades serão iniciadas. “Atualmente estamos executando a limpeza manual da vegetação do terreno, cuja área é de 55.164,21 m². Tão logo finalizemos esse serviço, iniciaremos a limpeza e execução de cobertura provisória para o edifício da Estação Ferroviária e a execução do muro para fechamento do terreno, faremos a instalação dos portões em ferro e a reposição e reparo de peças em concreto para fechamento do muro, o que deixará a obra mais próxima da finalização dessa primeira etapa”, afirma.

Fonte: Governo do Estado

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais