Aparecimento de escorpiões deixa moradores em alerta

Terrenos baldios são a preferência do escorpião (Fotos: Portal Infonet)

Moradores do loteamento Paraíso do Sul, no Bairro Santa Maria, estão assustados com a presença constante de escorpiões. Eles contam que, embora o problema seja antigo, os bichos estão aparecendo com maior freqüência devido às chuvas. Venenosos e silenciosos, os escorpiões se escondem por trás de calçamentos antigos, bueiros e no mato. O aparecimento de caramujos é também uma das queixas dos moradores.

Morador da rua 38, o motoboy, Fábio Silva Santana, conta que convive com o medo de ser picado, já que um escorpião foi encontrado dentro de casa. “Depois que achei um escorpião não tive mais sossego. Do lado da minha residência há um terreno baldio que não é cuidado pelo dono. Com certeza isso pode estar contribuindo para o aparecimento do bicho”, conta.

A agente de endemias do Centro de Zoonoses de Aracaju, Lindinalva Teixeira, explica que os locais de maior incidência de escorpiões são aqueles que possuem entulhos e umidade. Ela explica que as tubulações de esgoto e terrenos baldios propiciam o aparecimento dos animais peçonhentos. Lindinalva orienta ainda, que os moradores devem ficar atentos ao aparecimento de escorpiões nas roupas, sapatos e estofados.

Perigo

 Fábio Silva Santana "Não temos paz"

A espécie amarela do escorpião é a mais perigosa. Existem fêmeas que, sozinhas, são capazes de reproduzir 20 escorpiões a cada gestação. Na natureza estes animais gostam de ficar escondidos em lugares escuros e úmidos. Na época mais quente, os animais podem aparecer em maior quantidade e se abrigam em frestas, buracos e madeiras.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais