Arcádia comemora Jubileu de Ouro

Foto do acervo da Arcádia que retrata uma reunião da entidade
A Arcádia Estudantil do Atheneu Sergipense comemora nesta terça-feira, 16, o Jubileu de Ouro de sua fundação. Por lá já passaram diversas personalidades sergipanas dentre elas Ósmário, Leonardo Alencar, Pedro Iroíto, Roberto Maia e Núbia Marques.  

 

Em 1956 a Arcádia levava o nome de Academia ‘Clodomir Silva’ e permaneceu durante muito tempo ligada ao Grêmio Cultural Clodomir Silva do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Somente em maio do mesmo ano a Academia passou a se chamar Arcádia Estudantil do Atheneu Sergipense e se desligou do grêmio, feitos promovidos pelo então secundarista Pedro Iroito Dória Leó.

 

Ósmario no seu tempo de árcade
Durante a época da ditadura militar a Arcádia perdeu suas forças e teve que parar suas atividades, vindo a ser reaberta anos mais tarde por alguns estudantes tendo à frente Osmário Santos. “Nós conseguimos reativar a Arcádia e dar uma dinâmica promovendo, inclusive, o 1º Festival de Músicas Estudantil de Sergipe”, ressalta o ex-secundarista do Atheneu e atual jornalista.

 

Cinqüenta anos após a sua fundação a entidade continua mantendo a tradição de promover eventos culturais e estimular o interesse dos estudantes pela literatura. “A Arcádia é uma espécie de Academia de Letras formada por estudantes. Mas, nós não trabalhamos apenas com a parte literária, fazemos trabalho com teatro e temos a proposta de lidar com música e artes plásticas” explica Carlos Conrado, diretor de desenvolvimento artístico e membro do conselho fiscal da atual diretoria.

 

Hoje existem 27 árcades que para conseguirem este título apresentaram uma monografia falando da vida e obra de um autor da

Stefani, Abrão, Carlos e Raphaella os novos árcades do Colégio Atheneu
literatura brasileira. O trabalho é julgado por uma comissão e, se aprovado o estudante recebe a honra de se tornar um árcade. Depois de três anos, dependendo do seu desempenho, o árcade passa a adquirir o título de imortal.

 

Para fazer parte da Arcádia é preciso ser estudante da rede estadual e participar das reuniões que acontecem toda quarta-feira na sede da entidade, localizada no Colégio Atheneu Sergipense.

 

Em comemoração ao seu qüinquagésimo aniversário a Arcádia promove uma solenidade hoje, 16, às 19h no auditório Gov. José Rollemberg Leite do Tribunal de Justiça, localizado na Praça Fausto Cardoso. Dentro da programação haverá declamações de poesia de autores sergipanos, presença de beneméritos (antigos árcades), apresentação de teatro e leitura do manifesto árcade.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais