Corpus Christi: a festa dos fiéis católicos para a Eucaristia

O padre Genivaldo Garcia explica que o dia de Corpus Christi representa a valorização dos católicos pela Eucaristia (Arquivo Infonet)

O dia de Corpus Christi é comemorado pela igreja católica para valorizar o sentido da Eucaristia, assim como afirma o padre Genivaldo Garcia. O feriado católico é uma comemoração litúrgica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Padre Genivaldo explica que, pelo fato da Instituição da Eucaristia acontecer na Quinta-feira Santa, não há tempo para fazer a grande festa que a Eucaristia merece, comemorada no dia 20 de junho.

Na comemoração, os católicos participam das tradicionais procissões em vias públicas que possuem um grande valor para a religião. “É o momento em que vamos externar a nossa alegria a Jesus sacramentado, expondo o Santíssimo pelas ruas da cidade. Jesus que sai do sacrário e vai abençoando as ruas por onde ele passa”, diz o padre.

Outra maneira de representar a crença católica é participando da confecção de tapetes, feitos nas ruas ou nas igrejas, que são estendidos pelo caminho que as procissões percorrem. Segundo o padre Genivaldo, os tapetes são decorados com símbolos eucarísticos e da campanha da fraternidade, sempre com temas relacionados à Eucaristia.

Na Arquidiocese de Aracaju, todas as missas de Corpus Christi serão celebradas no período da manhã. A partir das 15h haverá uma celebração na Arena Batistão, com entrada gratuita, reunindo católicos de diversas paróquias numa grande comemoração.

por Juliana Melo 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais