Arquidiocese não realizará celebração eucarísitca de Corpus Christi

A decisão nesse sentido foi tomada após reunião do arcebispo com o Colégio de Consultores

Por meio de Carta circular, o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, comunica ao Clero que, neste ano, por medida preventiva, não será realizada a grande concelebração eucarística em Corpus Christi. A decisão nesse sentido foi tomada após reunião do arcebispo com o Colégio de Consultores.

Definida no calendário da Igreja para o dia 15 de junho, a Festa de Corpus Christi será vivenciada apenas nas comunidades paroquiais, “conforme a práxis litúrgica prevista pelo Missal Romano para essa Solenidade”, com Santa Missa, procissão e bênção eucarísticas.

No mesmo documento, dom João também faz referência ao Retiro Espiritual do Clero Arquidiocesano. Por segurança sanitária, os exercícios espirituais do Clero devem ser realizados até o final do ano, por Forania.

Leia a Carta circular, na íntegra:

Aracaju, 05 de maio de 2022.

Carta circular 004/2022

Reverendíssimos irmãos,

Reunidos, o Arcebispo Metropolitano e o Colégio de Consultores, decidimos e comunicamos:

1) Às paróquias da Capital: ainda neste ano, por medidas preventivas, resolvemos não realizar aquela grande concelebração eucarística em Corpus Christi, na qual nos reuníamos, genuflexos, diante do Santíssimo Sacramento. Assim, no dia 15 de junho próximo futuro, em cada uma das nossas paróquias, os seus respectivos pastores realizem, conforme a práxis litúrgica prevista pelo Missal Romano para aquela Solenidade, a Santa Missa, a procissão e a bênção eucarísticas;

2) Acerca do Retiro Espiritual do Clero Arquidiocesano: por segurança sanitária, os exercícios espirituais do Clero devem ser realizados por forania até o final deste ano. Para tanto, solicitamos aos Vigários Forâneos que, por escrito, antecipada e respectivamente, informem ao Arcebispo Metropolitano as datas, os locais e os pregadores dos retiros.

Com informações da Arquidiocese de Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais