Arquivo Judiciário de Sergipe revitaliza documento mais antigo da OAB/SE


Memorial ficará na sede da OAB
Na terça-feira, 4, o Arquivo Judiciário devolveu à Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Sergipe, o seu documento mais antigo após uma revitalização. O Livro de Registro de Cartas de Bacharéis (1931-1938) vai ser um dos destaques do Memorial da OAB/SE, que será inaugurado no próximo dia 11 de maio, às 18h, em sua sede.

Segundo o Presidente da Comissão de Aspectos Culturais e Históricos da OAB/SE, Dr. José Rivadálvio Lima, o documento foi encontrado há dois anos e, desde então, estava preocupado com o estado frágil do livro. Com os preparativos para a inauguração do Memorial da Ordem, no mês passado foi feita a solicitação ao Arquivo Judiciário para que aplicasse procedimentos de restauro e conservação.

A equipe do Laboratório do Arquivo fez um diagnóstico das condições do documento, a partir do qual foram feitos os seguintes serviços: higienização, remontagem dos fragmentos das páginas, aplicação de polpa de celulose para completar as lacunas nas folhas e uso de fita especial para fixação de partes frágeis. As atividades foram concluídas com a reencadernação que teve a capa reforçada com papel fibroso, do tipo japonês.

O representante da OAB sergipana recebeu o livro das mãos da Diretora do Arquivo, Profª. Eugênia Andrade. Também foi entregue um CD com o documento integralmente digitalizado, além de um comparativo de imagens de antes e depois dos procedimentos. “Trabalho primoroso. Ficou melhor do que a minha expectativa”, avaliou Dr. Rivadálvio Lima.

Fonte: Ascom OAB/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais