Autocuidado é tema de encontro da Rede Solidária de Mulheres de SE

Autocuidado é tema de encontro promovido pelo Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe (Foto: Assessoria de Imprensa)

Durante os dias 18 e 19 de agosto, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe vai receber as representantes das sete comunidades de atuação do Projeto em sua sede, em Aracaju, para o “Encontro de Cuidado Coletivo”, falando sobre autocuidado e com atividades que envolvem terapias integrativas, cuidados com o corpo e o debate sobre saúde mental.

Entendendo que a vida e o psicológico das mulheres foram bastante afetados durante a pandemia, não apenas com o medo da doença, mas com a perda de pessoas próximas e a instabilidade no âmbito do trabalho, o encontro vai servir também como um momento de apoio coletivo. A proposta do encontro é que as mulheres percebam suas necessidades pessoais e possam ajudar suas companheiras a identificar possíveis casos de exaustão e outros sintomas que podem ser resolvidos com a busca por ajuda profissional.

“Nós que convivemos diariamente com as mulheres no Projeto Rede Solidária, ouvimos seus relatos e sabemos de suas rotinas porque elas encontram nos espaços promovidos pelo Projeto uma oportunidade de acolhimento. Por isso, esse encontro focado no cuidado coletivo é não só importante, mas também uma demanda das próprias mulheres, principalmente para o entendimento de que a discussão sobre a saúde mental é algo necessário e urgente”, afirmou a coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres, Mirsa Barreto.

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), firmou uma parceria com o Projeto Rede Solidária de Mulheres para realizar atendimentos, individuais ou coletivos, para as mulheres que necessitam de acompanhamento profissional. Sintomas como o medo, ansiedade, irritação, angústia, tristeza, sofrimento intenso, desejo excessivo de ficar sozinha, pensamento de morte e outros tipos de aflição que se apresentem de forma prolongada ou que prejudiquem seu convívio social ou familiar, exigem atenção especial e profissional. A parceria permite que não só as mulheres que fazem parte do Projeto possam receber atendimento, mas também os seus familiares.

Autocuidado

O encontro será baseado no conceito de autocuidado da teórica Audre Lorde, escritora negra, lésbica e feminista, filha de imigrantes caribenhos que residiam nos Estados Unidos. Audre falava sobre o autocuidado como estratégia de auto-preservação e resistência das mulheres, sobretudo as mulheres negras. A autora fala sobre a mulher dar mais atenção a si mesma, a sua saúde física e mental e também a seus desejos e emoções.

Audre Lorde já traz a ideia do autocuidado desde a década de 1980, com um viés muito mais pessoal e político do que o comercial que estamos acostumadas a ver em propagandas. É notório que as mulheres assumem diversas funções em suas vidas, tendo jornadas duplas e até triplas de trabalhos dentro e fora de suas casas. Ter um momento para se perceber e identificar suas necessidades é o conceito geral do autocuidado que será trabalhado durante o encontro.

Programação

O encontro vai contar com diversas parcerias como a aula de Yoga com o Projeto Karu, as terapias integrativas do Espaço Cura da Alma, o aprendizado dos cuidados com o corpo com a marca sergipana Matú Cosmética e uma roda de conversa com a psicóloga Joana dos Santos, formada pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, atua como pesquisadora em Psicologia Social e Cognitiva, com foco nos processos intergrupais/relações interétnicas. Confira a programação completa:

Programação Encontro de Cuidado Coletivo:

18/08

9h: Yoga – Rede Karu

10h: Abertura – Projeto Rede Solidária de Mulheres

11h: Práticas integrativas – Espaço Cura da alma

12:30: Almoço

14h: Skincare – Matú Cosmética

16h: Roda de leitura – Comunicação Rede Solidária de Mulheres

19/08

9h: Roda de conversa com a psicóloga Tainara Inocêncio

12h: Almoço

13h: Volta pra casa

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais