Autoescolas sem regularização para a biometria

0
(Foto: Portal Infonet)

O presidente do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas de Sergipe (SINPASE), Humberto Nunes, informou que o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) está omisso em relação ao uso de aparelhos de biometria em todo o processo de tiragem da carteira de motorista em Sergipe.

Segundo Humberto, para que os simuladores de trânsito funcionem de forma correta é preciso que os aparelhos de biometria estejam instalados nas autoescolas. “Há uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 2008, afirmando que o uso da biometria é obrigatório nas autescolas, clínicas e em todos os processos. O simulador exige o uso da biometria”.

Sobre o simulador, ele garante que ainda nenhuma autoescola instalou o aparelho. “Todo o país está com esta dificuldade. Sabemos que o prazo dado para a instalação já foi expirado, porém, as autoescolas estão emitindo CNH”.

Humberto acrescenta que uma reunião foi realizada com a diretoria do Detran, representantes do Sinpase e uma representante do Denatran no sentido de solucionar o problema. “O Detran se responsabilizou em regularizar o uso da biometria em até 90 dias. A partir daí, o Sindicato estabelecerá um prazo, junto com o Detran, para que os simuladores comecem a funcionar no estado”, disse.

O uso da biometria, segundo Humberto Nunes, evita fraudes no sistema. “O aparelho biométrico auxilia na aferição e combate a fraude. Com seu uso regular não terá como o sujeito burlar o sistema e nem se passar por outra pessoa em alguma exame ou teste clínico”, aborda.

O presidente alerta àqueles que pretendem tirar carteira de habilitação a procurar logo as autosescolas, pois com a chegada dos simuladores, os preços para tirar a habilitação irão subir de 30% a 40%.

Detran

O Detran confirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que estará regularizando o uso do aparelho de biometria em 90 dias. Conforme o assessor, Acival Gomes, será o Detran que irá arcar com a instalação dos aparelhos de biometria. Sobre o simulador, o assessor afirma que seu uso ainda não está obrigatório, pois os equipamentos ainda não chegaram nas autoescolas. "Como só tem quatro empresas que produzem simuladores no país, a distribuição dos simuladores ainda não foi efetivada por conta da grande demanda", finaliza.

Protesto

O Sindicato dos Proprietários de Autoescolas e Centro de Formação de Condutores do Estado de Sergipe (Sinpase) realizará, nesta quinta-feira, 13, a partir das 8h, uma grande carreata em protesto à imposição do simulador de direção. A concentração será na Rua 2, conjunto Sol Nascente, em frente à passarela do Detran. O manifesto acontecerá simultaneamente em todo o país.

Por Geilson Gomes e Verlane Estácio

Comentários