Avenida Augusto Franco terá ampliação de faixas e ciclovia

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Prefeito Edvaldo Nogueira assinou nesta segunda-feira, 21, a ordem de serviço (Foto: Portal Infonet)

As obras de recuperação da Avenida Augusto Franco, mais conhecida como avenida Rio de Janeiro, um dos principais corredores de trânsito da capital sergipana passará por intervenções. O prefeito Aracaju, Edvaldo Nogueira, autorizou nesta segunda-feira, 21, o início das obras.

Dentre as melhorias, a via que dispõe de duas faixas de rolamento terá o acréscimo de mais uma faixa para circulação de veículos em cada sentido e a instalação de ciclovias em todo seu percurso.

A obra orçada em pouco mais de R$ 9,6 milhões será iniciada nos próximos dias e deve ser concluída no prazo de 180 dias. O projeto contempla os 7,5 km de extensão da via que vai do trecho entre a rua Santa Catarina até o viaduto do Detran, e corta os bairros Siqueira Campos, Getúlio Vargas, Pereira Lobo, Ponto Novo, Luzia, Jabotiana e São Conrado. Serão realizados serviços de fresagem (retirada) do pavimento e recomposição do piso, com concreto betuminoso usinado a quente, de 5 cm de espessura.

“Ao todo são quatro corredores de trânsito, um na Avenida Beira Mar que está sendo concluído, outro na Avenida Augusto Franco, mais um corredor no Jardins e o último na avenida Hermes Fontes. O corredor da Avenida Augusto Franco será feito em duas etapas: o primeiro que vai da Avenida Rio de Janeiro até a Etelvino Alves de Lima no São Conrado. A segunda fase ligará a Avenida Airton Teles, na região do mercado central, até a Rio de Janeiro. Ao final de todo o projeto de mobilidade, Aracaju vai dispor de um dos melhores sistemas de mobilidade urbana do Nordeste”, afirma o prefeito Edvaldo Nogueira.

Presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, fala que ônibus terão faixas prioritárias (Foto: Infonet)

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) explica que todo esse projeto de mobilidade com a melhoria dos quatro corredores de trânsito deve ser concluído em 10 meses. “A avenida Augusto Franco tem um fluxo grande de veículos, principalmente do transporte público, e essa via é estreita, tem apenas duas faixas de rolamento. Vamos fazer da mesma forma que o Estado fez, colocar ciclovia dentro da estrada de ferro, de maneira que possa ampliar a faixa de transporte. Isso vai dar melhor velocidade para os ônibus. Junto com ela teremos dois outros corredores de transporte que serão inciados ainda esse ano de maneira que até o final do ano que vem você possa ter uma grande velocidade no transporte coletivo de Aracaju”, conta Sérgio Ferrari.

O presidente adiantou que com a ampliação das faixas de rolamento, o transporte público será preferência em uma das vias. “Vamos acabar com a faixa exclusiva para ônibus porque acaba prejudicando a mobilidade. Vamos ter vias preferencialmente do transporte coletivo, porque se tiver a exclusividade, em muitas avenidas que são mais estreitas, isso em vez de ajudar, atrapalha”, ressalta Ferrari.

Por Karla Pinheiro

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