Bancos entram no 23° dia de greve

0

Em Sergipe, os bancários continuam em greve na Caixa Econômica Federal, no Banco do Estado de Sergipe (Banese) e no Banco do Nordeste. Nesta sexta-feira, 16, 23º dia de greve nacional, das 21 agências da Caixa Econômica existentes no Estado, 20 mantiveram-se fechadas. No Banco do Nordeste, o número de agências fechadas também manteve-se o mesmo: 14 das 15 agências do Estado. E no Banese, mais quatro agências aderiram: agora são 39 agências paradas, sendo cinco parcialmente.

A greve iniciou no dia 24 de setembro. Os empregados do Banco do Brasil e dos bancos privados voltaram ao trabalho na última terça, dia 13. Aceitaram a proposta de 6% de reajuste apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) maior. Na negociação específica, os funcionários do BB conseguiram 3% a mais no salário base, atingindo 9%.

Para a diretora do Sindicato dos Bancários Ivânia Pereira, a paralisação dos bancários da Caixa, BNB e Banese está muito forte, apesar dos bancos estarem fazendo propostas irrisórias, que não atendem as reivindicações da categoria. “Os bancos estão brincando de atender as reivindicações dos bancários. Penso que toda a categoria que permanece em greve, deve continuar até que os bancos coloquem uma proposta justa sobre a minuta específica apresentada”, destaca Ivânia. 

Pedido Negado

Na manhã de hoje, dia 16, o Sindicato dos Bancários de Sergipe participou de uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para tratar de um pedido de dissídio coletivo instaurado pelo Banco do Estado de Sergipe. No último dia 13, a juíza Maria da Graça negou ao banco um pedido de liminar para decretação da ilegalidade e ou abusividade da greve dos baneseanos.

A juíza acredita que ainda há espaço para entendimento entre as partes, por isso marcou nova audiência para a próxima quarta-feira, dia 21, às 9h30, quando novamente Sindicato e banco sentarão por uma tentativa de conciliação, oportunidade em que o Sindicato deverá juntar sua defesa. Caso não haja entendimento, será instaurado o dissídio com relator e revisor.

O promotor de Justiça do Ministério Público do Trabalho Ricardo Carneiro se predispôs a fazer uma mediação entre o Sindicato e o Banese na próxima segunda-feira, dia 19, às 14 h.  Também na segunda-feira acontece assembleia dos bancários, às 17h.

Veja o quadro de paralisações

Caixa Econômica: 20 das 21 agências continuam fechadas
Serigy
Augusto Leite
Augusto Maynard
CEFET
DIA
Fausto Cardoso
Francisco Porto
Justiça Federal
Shopping Jardins
Shopping Riomar
Siqueira Campos
Estância
Itabaiana
Itabaianinha
Lagarto
N.Sra da Glória
Propriá
Sergipe Del Rey – S. Cristóvão
Tobias Barreto
Simão Dias
PAB TRT

Agência Aberta
Maruim

Banco do Nordeste: 14 das 15 agências continuam fechadas
Aracaju Centro
Aracaju-Siqueira Campos
Boquim
Estância
Itabaiana
Lagarto
Laranjeiras
N. Sra das Dores
Propriá
Tobias Barreto
Neópolis
Carira
Simão Dias
N.Sra da Glória

Agência aberta
Gararu


Banese: 39 agências fechadas (05 parcialmente) 
Central
Siqueira Campos
Magazine
Augusto Leite – Cirurgia
DIA – Distrito Industrial
CPD            (parcial)
Shopping Riomar 
João Pessoa  
Santos Dumont  (parcial)
Augusto Franco
Antônio Carlos Franco
São José    
José Figueiredo
Santo Antônio
Shopping Jardins
Luiz Garcia
Barão de Maruim
Eduardo Gomes (parcial)
Ponto Novo
Posto Bugio
Posto Seplan
Posto Cehop
Atalaia
N. Sra do Socorro
Laranjeiras 
Carmópolis
Capela      
Umbaúba
Rosário do Catete
Barra dos Coqueiros
Lagarto
Canindé do São Francisco
Poço Redondo  (parcial)
Areia Branca
Porto da Folha (parcial)
Pirambu
Japaratuba
Siriri
Glória

Comentários