Bares da Saney devem ser regularizados

0

Genival Nunes afirmou que bares irregulares serão demolidos
Em uma audiência pública ocorrida na tarde desta quarta-feira, 5, na Justiça Federal ficou definido que não poderá haver mais qualquer tipo de construção na praia ao longo da rodovia José Sarney. Além disso, os bares existentes no local terão que regularizar sua situação sob o risco de serem demolidos.   

Estiveram presentes representantes de diversas instituições como Ministério Público Estadual e Federal, Adema, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Advocacia Geral da União, além de outros órgãos de Aracaju.

Segundo o secretário de Estado do Meio ambiente e Recursos Hídricos e superintendente da Adema, Genival Nunes, haverá uma nova reunião no dia 13 para discutir o processo de licenciamento desses bares.

Proprietários de diversos bares da localidade estiverão presentes
“O problema crucial para o licenciamento dos bares naquela região é a questão dos banheiros, pois não existe um local de descarte dos efluentes. A única solução seria os banheiros químicos ou um banheiro normal com um receptáculo para receber água negra e água cinza com recolhimento diário de caminhão de descarte a ser entregue na Deso para tratamento”, ponderou.

A Adema fez diversas exigências aos proprietários de bares presentes na audiência como o sistema de esgoto que não deve possuir nenhuma infiltração, a água de poço que não pode ser utilizada a menos que possua outorga de uso e, mesmo assim, a água potável tem que ser da Deso. Os bares não podem ter muro e não podem comprometer o acesso à praia, além disso, devem sempre manter a praia limpa.

O empreendedor que desejar regularizar seu empreendimento deve dar entrada na Secretaria de Patrimônio da união (SPU) e após isso apresentar projeto à Adema para liberação. “Ali não tem nenhuma sustentabilidade ambiental, a idéia da Advocacia Geral da União é de tentar regularizar o solo, só que para isso tem que fazer a regularização ambiental. Quem não legalizar sua situação terá o bar derrubado”, disse Genival Nunes.

Por Bruno Antunes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais