Barril de óleo é encontrado pela população na Praia do Jatobá

0

 

Um barril de óleo foi encontrado por populares na tarde desta segunda-feira, 17, na Praia do Jatobá, no município da Barra dos Coqueiros. A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou que o barril contém uma espécie de óleo queimado e não tem ligação com as manchas de óleo registradas no Nordeste nos últimos meses.

“Esse é um óleo fluido e queimado, que não tem nada a ver com as densas manchas de óleo encontradas anteriormente em nosso litoral”, explica o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias. A Marinha do Brasil recolheu o barril e fará análise para identificar o tipo de óleo e sua origem.

Ainda segundo a Adema, há indícios de que o barril de óleo tenha sido colocado de maneira proposital e criminosa na Praia do Jatobá. “Alguém teria conduzido esse barril ao local para dar uma conotação de maior gravidade a tudo aquilo que o nosso litoral vem sofrendo ao longo dos últimos cinco meses em virtude do derramamento de óleo. Constatamos rastros de carro ou quadriciclo e também há sinais de que o barril foi colocado em um local e rolado por 20m até a linha da maré”, comenta Gilvan Dias.

A Adema esteve no local acompanhada de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju e da Prefeitura da Barra dos Coqueiros. Peritos da Polícia Federal também estiveram no local e fizeram os registros fotográficos para início das investigações.

Ressurgimento das manchas

Recentemente, as manchas de óleo voltaram a aparecer em Sergipe. De acordo com a Adema, as manchas estavam enterradas e voltaram a surgir em virtude da maré alta. A Adema disse também que a previsão é que até o mês de março, mês de marés altas, o aparecimento das manchas seja recorrente.

Por Verlane Estácio

Comentários