Manchas de óleo devem ressurgir no litoral sergipano até março

Antonello Morais, analista ambiental da Adema, tranquiliza a população (Foto: Portal Infonet)

As manchas de óleo que estão reaparecendo no litoral sergipano são provocadas, segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), pela maré alta. De acordo com o órgão ambiental essas manchas estavam enterradas e com a mudança da maré voltam a surgir. A previsão é que até o mês de março, mês de marés altas, o aparecimento das manchas sejam mais recorrentes.

De acordo com o analista ambiental da Adema, Antonello Morais, a Frente Unificada criada em Sergipe para lidar com o desastre ambiental, continua se reunindo e irá acionar as prefeituras para monitorar e fazer a limpeza das praias.

“A limpeza dessas manchas ainda não foi feita até porque aparecem nos últimos dias. As empresas que tinham sido contratadas para fazer a limpeza e descarte dessa substância não está mais fazendo esse trabalho. Estamos tentando junto a Frente Unificada montar um cronograma com as prefeituras que sofreram a incidência de fato e fazer essa limpeza municipalmente. A prefeitura vai ter a responsabilidade de fazer o monitoramento, coleta e destinação correta do material”, ressalta Antonello.

A Adema ratifica que as manchas que estão aparecendo não são novas e tranquiliza a população quanto a balneabilidade das praias de Sergipe. “Esse óleo estava enterrado e a maré alta fez ele ressurgir. Por isso é importante que seja feita a limpeza para que esse óleo não volte a ser enterrado e sempre fique ressurgindo. Não há risco ao banhista e as pessoas podem frequentar as praias normalmente”, afirma.

As manchas de óleo foram vistas novamente nas praias aracajuanas, Mosqueiro e Coroa do Meio, mas de acordo com a Adema equipes confirmaram a presença das manchas na praia do Saco, em Estância, litoral sul. Hoje os técnicos estão percorrendo as praias do litoral norte.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais