Batalha de Riachuelo lembrada em Aracaju

Autoridades lembram 144º aniversário da Batalha Naval/Foto: Márcio Dantas
Para comemorar o 144º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10, na Capitania dos Portos de Sergipe, solenidade que contou com a presença do governador Marcelo Déda.  Na ocasião, o capitão de Fragata, Vanley Monteiro Soares, a data reforça o compromisso com o povo brasileiro.

“Hoje é nosso dia de comemorar e de agradecer aos nossos antepassados militares que, naquele dia, morreram para elevar o nome da Marinha e do Brasil. Foi uma batalha inesperada que pegou nosso país de surpresa. O teatro de operação era ainda desconhecido para Marinha, uma vez que tivemos que nos preparar para um conflito pluvial.  A batalha começou em desvantagem para os brasileiros. Era uma situação muito difícil de ser revertida”, conta enfatizando que os brasileiros encontraram forças, não se sabe como.

O capitão destacou a presença do governador Marcelo Déda como “uma demonstração do extremo prestígio que o Governo do Estado concede à Marinha. Como representante desta Força no estado de Sergipe, cabe a mim agradecê-lo por vir aqui dar sinais de prestígios e de apoio à nossa instituição”.

Segundo o governador, o Estado compreende a importância do papel das forças armadas para a soberania do país. “Nós fazemos questão de estar presentes nos eventos das guarnições das Forças Armadas do Estado de Sergipe porque compreendemos a importância delas na construção de um Brasil democrático, justo e soberano. Não há como uma nação garantir uma soberania sem possuir Forças Armadas organizadas e modernas, bem equipadas”, desta.

Relembrando

Em 1864, as então províncias de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul foram invadidas durante a Guerra da Tríplice Aliança. A Marinha brasileira recebeu a incumbência de bloquear os rios Paraná e Paraguai por se tratarem de importantes vias de acesso ao território invadido. Em poucos meses, a Marinha, totalmente dedicada ao emprego de seus trabalhos no mar, teve que se preparar para conflitos pluviais. Em 11 de junho de 1845, os marinheiros brasileiros foram pegos de surpresa e travaram uma importante batalha nas proximidades do Rio Riachuelo para defender o território nacional. O que começou em desvantagem para o Brasil, terminou com uma das belas vitórias da Marinha Brasileira.

Com informações da ASN

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais