Blitz em memória às vítimas de trânsito orienta condutores

0
Motoristas tiveram orientações sobre os riscos das más escolhas no trânsito (Foto: Ascom SMTT)

Na manhã desta quarta-feira 13, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Prefeitura de Aracaju, realizou uma blitz educativa na avenida Tancredo Neves, em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). A ação dá continuidade à série de atividades que o órgão municipal vem realizando alusivas ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que, neste ano, é celebrado no dia 17 de novembro.

Por ser uma das vias de maior movimentação da cidade, a atividade teve o foco na abordagem a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, e contou com a participação do Grupo Cones de Teatro, que levou à avenida uma performance sobre os riscos das más escolhas no trânsito.
Segundo o superintendente da SMTT, Renato Telles a escolha do local foi estratégica. “A Tancredo Neves é uma das principais vias da nossa cidade e uma das mais movimentadas, consequentemente, acontecem acidentes. Por isso, a avenida está dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura e estamos sempre na via fortalecendo a mensagem de conscientização junto à população”, explica.
Para o motorista Casemiro Nascimento, um dos abordados durante a ação, essa iniciativa da Prefeitura é importante. “É bom para que as pessoas fiquem mais atentas ao trânsito. Existem infratores diariamente em circulação ocasionando perigo e acidentes com vítimas, às vezes com perda de vidas. É preciso que todos tenham consciência de seu papel no trânsito”, reforça.
Já o motociclista Francisco Macedo parabenizou a SMTT pela realização de atividades educativas em locais de grande circulação. “Sempre vejo ações educativas nas ruas da cidade e gosto deste trabalho de conscientização. É preciso entender que a nossa vida é o bem mais valioso que temos e precisamos cultivar esta ideia”, declara.
Sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a data tem a finalidade de lembrar das vítimas de acidentes de trânsito com ações que reforcem à redução das mortes ocasionadas por este tipo de ocorrência.
Apesar do cronograma especial das ações para lembrar a data, a Coordenadoria de Educação (CET) da SMTT realiza um trabalho permanente de conscientização nas ruas e avenidas de Aracaju. A intensificação destas atividades contribui para a redução de 20% no número de mortes no trânsito, de 2017 para 2018, na capital sergipana. Em 2017 foram 54 registros, contra 44 em 2018. Este ano, até o momento, foram 36.
“A Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT está em vários pontos da cidade, diariamente, para chamar a atenção da população, pois para termos um trânsito seguro precisamos da colaboração de todos”, conta o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
Fonte: Ascom SMTT
Comentários