BNB lança publicação sobre infra-estrutura no Nordeste

O estudo “Infra-estrutura do Nordeste: Estágio Atual e Possibilidades de Investimentos”, publicado na série Documentos do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), editada pelo Banco do Nordeste, está discutindo os principais problemas ligados à infra-estrutura de cada um dos Estados da Região. As áreas de transportes, energia, telecomunicações e saneamento básico e os projetos prioritários a serem implantados para minimizar esses problemas são os principais pontos do documento.

 

O superintendente do Etene, José Sydrião de Alencar Júnior, explicou que o trabalho foi motivado pelo grande aumento da demanda por recursos para investimento em infra-estrutura. O estudo foi realizado pelos engenheiros Fernando Luiz Emerenciano Viana, mestre em Engenharia de Produção e pesquisador do BNB-Etene, e José Carlos Aziz Ary, doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional e gerente executivo do BNB na área de Políticas de Desenvolvimento, com a participação de outros funcionários do BNB.

 

O levantamento foi feito abordando-se a identificação dos principais problemas de infra-estrutura que limitam a produção e o desenvolvimento local em cada Estado, associando, quando possível, cada necessidade detectada à atividade econômica e social impactada; verificando-se as iniciativas dos governos federal, estaduais e municipais para solução desses entraves (projetos, estudos de viabilidade, destinações orçamentárias e obras em execução, dentre outras); e identificando as possibilidades de investimento para a iniciativa privada na construção, recuperação e administração da infra-estrutura local, inclusive na forma de parcerias público-privadas.

 

O estudo aborda, também, os projetos regionais, considerando que a infra-estrutura constitui elemento fundamental para o desenvolvimento regional integrado. Dentre os projetos analisados estão a integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, a ferrovia Transnordestina, a duplicação da BR-101, a construção de linhas de transmissão de energia e a ampliação da malha de gasodutos da Região.

 

Os interessados em adquirir a publicação poderão enviar e-mail para ren@bnb.gov.br.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais