BNB seleciona projetos de pesquisa e difusão para o biodiesel

0

Foram pré-selecionados pelo Banco do Nordeste, 15 projetos de pesquisa e difusão tecnológica para o Biodiesel na área de atuação do Banco. A listagem dos projetos que poderão receber recursos em caráter não-reembolsável, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) já pode ser consultada no site www.bnb.org.br

Os projetos selecionados passarão agora por uma análise definitiva do Banco, na qual serão observados todos os aspectos técnicos da execução da pesquisa. O Fundeci dispõe R$ 800 mil para o apoio. No total, foram inscritos 70 projetos, entre pesquisa e desenvolvimento e difusão tecnológica, demandando recursos no total de R$ 4,8 milhões.

Confira os projetos pré-selecionados:

Nº 1228 – Desenvolvimento de sistema de produção para o pinhão manso no Estado da Bahia – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A.

Nº 1216 – Bioprospecção e seleção de bactérias para a fermentação do glicerol – Universidade do Estado da Bahia.

Nº 1260 – Alternativas para destoxicação da torta de mamona e uso como ração animal, voltadas a agricultores familiares do Semi-árido Brasileiro – Universidade Federal do Ceará.

Nº 1225 – Produtividade e crescimento de três cultivares de mamona em resposta a diferentes lâminas de água – Universidade Federal do Ceará.

Nº 1256 – Produção de Resina Alquídica a Partir da Glicerina Derivada da Reação de Transesterificação do Biodiesel – Universidade Federal do Ceará.

Nº 1215 – Bioconversão do Glicerol de Biodiesel: Obtenção de produtos de alto valor agregado – Universidade Federal do Ceará.

Nº 1201 – Produção ecológica da mamona para a recuperação e uso sustentável de áreas degradadas em assentamentos do município de Itatira no sertão de Canindé/Ceará -Associação Caatinga.

Nº 1251 – Adubação do pinhão manso (Jatropha Curcas L) com diferentes doses de N, P, K e esterco bovino e aplicação de irrigação com diferentes lâminas de água – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

Nº 1219 – Multiplicação de sementes básicas de mamona em áreas zoneadas do Nordeste – Universidade Federal da Paraíba.

Nº 1267 – Parâmetros genéticos para produção de sementes – Embrapa Algodão.

Nº 1209 – Coleta, caracterização, avaliação e conservação de genótipos de pinhão manso no Semi-Árido brasileiro – Embrapa Algodão.

Nº 1263 – Cultivo de pinhão manso irrigado com águas de qualidade inferior: exigências hídricas e produção de biodiesel – Universidade Federal de Campina Grande.

Nº 1238 – Validação de sistema de produção de mamoneira em cultivo orgânico para o Estado da Paraíba – Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba.

Nº 1261 – Utilização do farelo de mamona na alimentação de monogástricos – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco.

Nº 1226 – Cultivo do pinhão-manso em consórcio com abacaxi, amendoim, feijão e milho-verde – Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais