Bombeiros alertam para respeito a placas de sinalização

Gmar: sete afogamentos com morte em 2014 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Obedecer às placas de sinalização. Essa é a principal recomendação do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos nas praias e rios de Sergipe. Apesar de haver um efetivo maior de guarda-vidas nestes locais, a orientação é para conscientização de banhistas para as principais medidas de prevenção.

De acordo com o capitão Eduardo Augusto Santos, subcomandante do Grupamento Marítimo (Gmar), as placas de sinalização alertam para a presença de valões e correntezas, que podem puxar o banhista em direção ao oceano. Além disso, as pessoas devem evitar praticar natação depois de ingerir bebida alcoólica ou exagerar nas refeições. “Isso causa um refluxo e a pessoa pode não conseguir respirar ou vomitar. Mesmo sem sabendo nadar, elas pode se afogar”, explica.

Em caso de afogamentos, segundo o capitão Eduardo, a vítima deve pedir socorro sinalizando com as mãos para o alto e os guardas vida devem ser acionados.

Segurança

Sobre a segurança nos rios e nas praias do litoral de Sergipe, a informação é de que a responsabilidade cabe a cada município. “Temos um efetivo pequeno e não temos como sair fazendo a segurança de todos os municípios. Esta é uma obrigação da prefeitura, que contrata os profissionais e depois nos contacta para que possamos fazer o treinamento do pessoal”, explica o capitão Eduardo.

Ainda de acordo com o capitão, o Corpo de Bombeiros acionou as prefeituras para que contratasse servidores e solicitasse o treinamento da corporação. “Acionamos todas as prefeituras, mas somente as prefeituras de Estância e Propriá vieram até a gente”, explica.

Ocorrências

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, através do Grumpamento Marítimo (GMAr), registrou no ano de 2014 sete afogamentos com resultado morte registrados nos 27 quilômetros de faixa de areia da capital Aracaju, que vão desde a Praia dos Artistas, no bairro Coroa do Meio, até o final da rodovia José Sarney.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais