Bombeiros alertam sobre atenção às bandeiras vermelhas em praias

Bombeiros alertam sobre atenção às bandeiras vermelhas em praias (Foto: SSP)

Com feriado e clima quente, as praias e balneários atraem a atenção de adultos e crianças. Mas, é preciso ficar atento às sinalizações feitas pelas equipes do Corpo de Bombeiros para evitar ser vítima de afogamento. Em Sergipe, apenas bandeiras vermelhas são utilizadas pela corporação e podem ser vistas às margens da água, já para alertar aos banhistas que a área é perigosa para o banho.

Em locais como praias e balneários, é fundamental que os banhistas estejam atentos à sinalização de perigo, conforme alertou o tenente Sinério dos Santos, chefe do Grupamento de Salva Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe da Orla de Atalaia. “As bandeiras na praia estão ali para sinalizar a área de maior risco, ou seja, se o banhista se atentar para a sinalização, ele se afastará do perigo”, reforçou.

Essas bandeiras têm um cor característica que, inclusive, já serve para manter em alerta os banhistas. “Em Sergipe, as bandeiras são vermelhas. Elas indicam justamente as áreas que oferecem maior risco. As sinalizações com as bandeiras são distribuídas desde a Coroa do Meio até o Mosqueiro, [indicando quais são os locais de perigo]”, especificou o tenente Sinério dos Santos.

Para evitar afogamentos, além de seguir a sinalização, o Corpo de Bombeiros também reforça a necessidade do cuidado com as crianças para evitar afogamentos, assim como ressaltou o tenente. “Com crianças, devemos ter cuidados redobrados. A distância que os pais e responsáveis devem manter das crianças é de um braço, assim eu terei certeza de que aonde a criança for, eu irei acompanhar”, orientou.

Esse cuidado com as crianças em praias e balneários, além de evitar afogamentos, também contribue para que não ocorram desaparecimentos. “O ideal é que os pais e responsáveis coloquem uma fita de identificação, com nome da criança e número de telefone, no braço. Caso a criança se perca, será muito mais fácil para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SMTT ou qualquer outra pessoa encontre essa criança”, acrescentou o tenente.

E os pais e responsáveis não podem esquecer do perigo de afogamento no mar e no rio. “Oriente as crianças que a água é um local de perigo e precisa de atenção redobrada. Nosso trabalho envolve orientação e prevenção. Por isso, quando a prevenção é bem feita, não precisamos de ação. Sempre procure o guarda-vida que é a pessoa ideal para dar orientação sobre lugar seguro”, concluiu o  tenente Sinério dos Santos.

Acionamento ao Corpo de Bombeiros

Em qualquer situação que demande a intervenção do Corpo de Bombeiros, a corporação pode ser acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os chamados podem ser encaminhados diretamente também ao número do próprio Corpo de Bombeiros, que é o telefone 193.

por João Paulo Schneider 

Com informações da SSP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais