Caminhão do Greenpeace está em Aracaju

Florianópolis, Campinas, São José dos Campos, Belo Horizonte, Volta Redonda, Salvador. Estas são apenas algumas das cidades que o caminhão do Greenpeace visitou. A ONG internacional tem por fim defender o meio ambiente e criar alternativas sustentáveis e não poluentes contra a super-exploração da natureza, e traz a Aracaju, hoje, a expedição “Energia Positiva para o Brasil”.

 

Depois de uma parada na Bahia e um acidente na estrada sem maiores danos (o caminhão foi ultrapassado pelo acostamento por uma carreta e perdeu parte da lateral direita do contêiner), o caminhão está chegando à capital sergipana. De acordo com o diário de bordo da equipe, escrito por Gladis Éboli, diretora de comunicação do Greenpeace Brasil, “o Sérgio ficou resfriado e com dor de garganta. O Cadu comeu quatro acarajés e teve intoxicação alimentar, indo parar no hospital. Eu, torci o pé, quase rompi os ligamentos e estou engessada por oito dias, no mínimo, em repouso absoluto com a perna para cima”. Depois de tantos acidentes, os “navegantes” merecem pelo menos uma visita.

 

O caminhão da equipe estará estacionado na Orla de Atalaia. Lá, será mostrado como é possível aliar desenvolvimento com conservação do meio ambiente. A oportunidade é ótima para quem deseja ver um caminhão movido a biodiesel; equipamentos elétricos que funcionam a partir de energia solar; um contêiner equipado com placas capazes de gerar energia a partir da luz do Sol e uma exposição sobre fontes de energia renováveis.

 

Dentro do contêiner de 12 metros, acontece a mágica da renovação ambiental. O caminhão tem como meta mostrar a utilização de energias renováveis (combustíveis produzidos a partir de origens vegetais, solar etc.) em substituição aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás e nuclear), durante 80 dias. Nesse período, o Greenpeace divulgará a energia solar, eólica, de biomassa e as pequenas centrais hidrelétricas.

 

De acordo com o site do Greenpeace, “em tempos de crises energéticas e mudanças climáticas, a geração de energia é o grande desafio do Brasil e do mundo. É fundamental que essa energia seja proveniente de fontes limpas e renováveis porque só assim pode haver desenvolvimento sustentável. Entre as vantagens das fontes renováveis de energia estão a sustentabilidade da geração de energia a longo prazo, a redução das emissões de poluentes, a diminuição do desmatamento e a criação de novas oportunidades de emprego nas regiões rurais”.

 

Até agora, mais de seis mil pessoas já visitaram o caminhão. O lançamento do projeto, em 5 de outubro, reuniu quase dois mil visitantes em São Paulo. Famosos e anônimos já passaram pelo contêiner. Esta é a oportunidade do aracajuano de conhecer melhor as alternativas para a conservação dos nossos recursos.

 

Para mais informações sobre a exposição, visite o site www.greenpeace.org.br/tour2004_energia. Para saber mais sobre o Greenpeace ou como se filiar ao grupo, visite www.greenpeace.org.br. A exposição acontece apenas hoje, das 9 às 18 horas, no local onde foi instalada a Vila do Forró.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais