Campanha ‘Sergipanas Em Foco’ se une ao movimento ‘Dia de Doar’

Ao praticar o ato de solidariedade, cada doador estará ajudando iniciativas promovidas pelos projetos ‘Oxente Mulher’ e ‘Cada Fotografia: uma história’ (Foto: Assessoria de Imprensa)

Quando se trata do gênero feminino, os dados que apontam – em Sergipe – casos de violência contra mulher, desemprego e rendimento inferior ao do homem refletem um cenário ainda desafiador para o estado, mostrando que há muito a avançar no quesito segurança, igualdade e oportunidades para as mulheres.

Na contramão desta realidade, diversas ações de solidariedade, de ajuda ao próximo são diariamente realizadas entre os sergipanos – uma atitude que ecoa atos de generosidade praticados em todo o país. Inclusive, existe um Movimento conhecido como ‘Dia de Doar’ (este ano de 2023 celebrado no dia 28 de novembro) e que teve origem nos EUA. Aqui no estado essa mobilização recebe a adesão do Instituto Comunitário de Sergipe – ICOSE, através da Campanha ‘Sergipanas Em Foco’ que está angariando recursos financeiros para os projetos ‘Oxente Mulher’ e ‘Cada Fotografia: uma História’.

Com doações a partir de R$10, cada doador estará estimulando ações desenvolvidas em prol de mulheres sergipanas. Para a doutora em Geologia, professora da UFS e membro do Conselho Administrativo do ICOSE, Cristine Lenz, o ensino por meio da profissionalização dessa mulher pode trazer uma independência financeira capaz de mudar algumas realidades.

“O apoio de cada pessoa ou empresa solidária é fundamental. A participação nesse movimento de solidariedade vai contribuir e muito para potencializar a força da mulher e para que possamos disseminar, juntos, esta semente de esperança, contribuindo na transformação da vida de centenas de sergipanas e suas famílias”, corrobora a psicóloga e especialista em Gestão do Terceiro Setor e Responsabilidade Social Sandra Kiener – idealizadora do ICOSE e membro do Conselho Administrativo.

Conheça os projetos:

Oxente Mulher

O projeto visa capacitar mulheres vulneráveis em Sergipe, já tendo iniciado algumas ações nos povoados da Zona de Expansão, em Aracaju, e também em São Cristóvão. São oferecidas oficinas de artesanato, capacitações em empreendedorismo e em outros temas de acordo com as demandas da comunidade que vão surgindo.

Cada Fotografia: uma História

O intuito dessa iniciativa é caracterizar, através de narrativas e de imagens, a mulher ribeirinha do ‘Velho Chico’. A história será contada pela Marta, cicloviajante apoiada pelo projeto e que já atravessou o país de bicicleta. Jornalista e fotógrafa, ela irá fazer o trajeto ao longo do rio de bicicleta e, através das lentes da sua câmera irá capturar a essência da mulher sergipana ribeirinha, sua determinação e poder, suas histórias de resiliência e luta contra as probabilidades. A experiência resultará em uma exposição fotográfica itinerante. O objetivo não se limita aos registros fotográficos, vai além…é sobre honrar as raízes, sobre mostrar a força que pulsa em Sergipe.

Mapeamento em projetos socioambientais

Para buscar soluções é preciso saber quais são as dificuldades enfrentadas pelas associações e grupos informais sergipanos. Dessa forma, o ICOSE está fazendo um mapeamento das principais potencialidades e necessidades existentes.

A iniciativa objetiva saber suas histórias, suas conquistas e suas dores. “É um primeiro passo para futuros diálogos e construções conjuntas. Conhecendo o território poderemos buscar soluções assertivas, pensadas de baixo para cima. Isso otimiza os resultados e a utilização de recursos. Mas claro, num mundo imediatista será necessário entender que tudo isso requer tempo de construção”, reforça Sandra Kiener do Instituto Comunitário de Sergipe.

Para quem faz parte de uma associação ou iniciativa sócio/ambiental, o formulário está disponível no site http://www.icose.org.br ou, ainda, no link da Bio do Instagram do ICOSE (@institutocomunitariodesergipe).

Parcerias e ações

O ICOSE tem apoio do IDIS – Instituto de Desenvolvimento de Investimento Social -através do Programa Transformando Territórios que é financiado pela Stewart Mott Foundation, uma fundação americana que incentiva a criação de institutos comunitários no mundo inteiro.

Em seu período de atuação, já foram desenvolvidas ações em parceria com Movimento Mãe Solo e Lar Esmeralda (São Cristóvão), Programa Ela Pode com representante em Sergipe (Nacional), Casa de Acolhimento Mãe Aparecida (Aracaju) e voluntários. Possibilidade de ações conjuntas futuras já estão sendo fortalecidas com outras organizações. Brasil solidário
Pesquisa Doação Brasil, promovida pelo IDIS, mostra que o Brasil é solidário e o Nordeste é a região que mais doa no país. Saiba mais: https://pesquisadoacaobrasil.org.br/

Dia De Doar

O Dia de Doar é um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo. Entenda o Movimento: https://diadedoar.org.br/participe/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais