Capela recebe Caravana do Desarmamento

Recompensa varia de acordo com calibre da arma (Arquivo/Portal Infonet)

A Caravana do Desarmamento reiniciou nesta sexta-feira,1º, no município de Capela. Até amanhã, o Comitê Desarma Sergipe, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), receberá armas de fogo entregues voluntariamente pela população, na Praça Adroaldo Campos.

De acordo com Fábio Costa, coordenador estadual do Comitê, desde seu lançamento, em 2011, junto com a Campanha do Desarmamento, a Caravana já recolheu mais de 800 armas. “O objetivo principal é a diminuição da violência, sobretudo, dos homicídios dolosos causados por armas de fogo”, afirma.

Ainda segundo Fábio, no momento de entregar a arma, não é preciso se identificar nem explicar a origem do objeto. E, ainda, quem se desarmar receberá uma recompensa que pode variar de R$ 150 a R$ 400, dependendo do calibre da arma. “Vale ressaltar que essas armas não retornarão às mãos de nenhum cidadão. Elas irão para a 6ª Região do Exército, em Salvador, para destruição imediata”, explica Fábio.

Segundo dados da SSP/SE, em 2013, o Departamento de Narcóticos (Denarc) fez a apreensão de 61 armas, enquanto que o Comitê Desarma Sergipe conseguiu a entrega voluntária de mais de 150. Para Fábio, este é um indicativo de que o trabalho preventivo tem dado mais resultado do que o reativo. Agora em 2014, já foram entregues mais de 50 armas.

O próximo município a receber a Caravana do Desarmamento é Canindé do São Francisco, ainda este mês. Outras nove cidades estão na programação da ação, que é da SSP/SE em parceria com o Ministério da Justiça do Estado de Sergipe. Como parte do evento, são realizadas palestras em escolas públicas e distribuição de material de conscientização.

Aqueles que não tiverem interesse de fazer o desarmamento durante a Caravana podem entregar suas armas em delegacias regionais ou metropolitanas.

Por Julie Braga

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais