Capitania abre cerimonia da Batalha Naval do Riachuelo

Evento ocorre nesta segunda às 10h na avenida Ivo do Prado (Foto: Arquivo Infonet)

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), realiza nesta segunda-feira, dia 11 de junho às 10h, cerimônia em comemoração aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. O evento será realizado em suas instalações, situada na Avenida Ivo do Prado, nº 752, Bairro São José, Aracaju-SE. Durante a cerimônia autoridades civis e militares serão condecoradas com a Medalha “Ordem do Mérito Naval”, Medalha “Amigo da Marinha”, além de promoção de militares, e entrega da Medalha Militar.

Na ocasião acontecerá também a assunção da nova Presidência e Diretoria da Sociedade de Amigos da Marinha em Sergipe (SOAMAR-SE). A Capitania dos Portos também realizará uma singela cerimônia, com aposição floral, no busto do Almirante Barroso localizado na cidade de Riachuelo-SE, às 15 horas no mesmo dia.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como a batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança, travada contra o Paraguai (1865-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865). A importância da vitória nesta Batalha é que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantindo o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações daquela guerra.

A Força Naval Brasileira comandada pelo Almirante Barroso vencia em 11 de junho de 1865 a maior batalha naval da história da nação, sendo a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. Nas águas do rio Paraná, próximo à confluência do Riachuelo
travou-se o sangrento combate que recebeu o nome do pequeno afluente. No decorrer da luta, no navio Capitânia de Barroso, a Fragata Amazonas, foram içados numerosos sinais nos mastros, transmitindo ordens aos demais comandantes brasileiros. Dois deles foram especialmente célebres:

A guerra foi longa, difícil e causou muitas mortes e sacrifícios. Foi nela, que brasileiros de todas as regiões do País foram mobilizados conheceram-se melhor e trabalharam juntos para a defesa da Pátria. Uma grande contribuição para a consolidação de um país uno, forte e soberano. Maiores informações históricas sobre a Batalha Naval do Riachuelo podem ser conseguidas em https://www.marinha.mil.br/content/batalha-naval-do-riachuelo.

Fonte: ascom Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE)

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais