Capitania dos Portos inicia Operação Verão 2021/2022

(Foto: Alex Santiago/Sedurbs)

A Operação Verão 2021/2022 da Marinha do Brasil já começou a ser realizada aqui no Estado. Desde o dia 21 de dezembro a Capitania dos Portos de Sergipe já está fazendo a fiscalização do tráfego aquaviário do Estado. A operação irá até março.

Durante a operação, a capitania irá realizar ações educativas e fiscalizatórias tanto no litoral, quanto em águas interiores, com objetivo de conscientizar condutores e passageiros a navegar com segurança.

De acordo com a assessoria de comunicação da Capitania dos Portos de Sergipe, serão fiscalizadas qualquer embarcação que esteja operando independente do tipo. Com multas que variam de R$40 a R$3.200, dividida em 5 grupos organizados por níveis, sendo o A mais tranquilo e o E infração maior.

Segundo levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação; consumo de bebida alcoólica durante a condução; e más condições de navegabilidade das embarcações.

Pensando nisso, mesmo ciente das peculiaridades de cada um dos estados brasileiros, a campanha publicitária da “Operação Verão” deste ano tomou como base o Decálogo de Segurança da Navegação (os 10 mandamentos da Segurança da Navegação), para que todos, uma vez conscientes de suas responsabilidades, seja como condutor ou passageiro, escolham sempre navegar com segurança:

1) Conduza sua embarcação com prudência para evitar acidentes;

2) Se beber, passe o timão para alguém habilitado;

3) Mantenha a distância dos banhistas para evitar acidentes;

4) Mantenha os extintores de incêndio dentro da validade;

5) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo;

6) Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;

7) Faça a manutenção correta da sua embarcação;

8) Ao sair, informe o seu plano de navegação ao iate, marina ou
condomínio;

9) Respeite a vida, seja solidário, preste socorro;

10) Não polua nossos mares e rios

Por Luana Maria e João Paulo Schneider com informações da Capitania do Portos 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais