Carnaval 2024: planejamento contará com 8 mil servidores da segurança

Carnaval 2024: planejamento operacional contará com 8 mil servidores (Fotos: SSP/SE)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) detalhou na manhã desta quinta-feira, 8, o planejamento estratégico para a cobertura do Carnaval deste ano. Segundo a SSP, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares, são serão de 8 mil servidores trabalhando nos dias de folia em Sergipe.

Polícia Militar

A Polícia Militar está empregando um efetivo de 7.882 militares, sendo 1.314 por dia do período carnavalesco. Estão sendo cobertos 251 eventos. Ao todo, são 669 viaturas sendo utilizadas pelas equipes da Polícia Militar neste carnaval. Dentre os principais eventos que contam com a atuação da segurança pública feita pela Polícia Militar estão Rasgadinho, Barra Folia e os carnavais de Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Pirambu e Abaís.

Polícia Civil

Equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil estão estrategicamente distribuídas para garantir a segurança pública de toda a população

A Polícia Civil atua com mais de 170 servidores entre delegados, agentes e escrivães. Conforme o plano operacional, na capital, durante o carnaval estarão em funcionamento a Central de Flagrantes, o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e a Delegacia de Turismo (Detur). A Detur funciona somente para o registro de boletins de ocorrência. A 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM) estará em funcionamento para o registro de ocorrências na área do Rasgadinho.

Para atender eventuais demandas relacionadas ao tradicional evento carnavalesco ‘Barra Folia’, na Barra dos Coqueiros, a Polícia Civil também estabeleceu o plantão na 11ª Delegacia Metropolitana (11ª DM). A 11ª DM atende casos que tenham como vítimas crianças, adolescentes e demais grupos vulneráveis.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros estará atuando com um efetivo extra de 120 bombeiros militares. As equipes são formadas por mergulhadores, guarda-vidas, coordenadores, supervisores, operadores de drone e bombeiros militares atuando em patrulhamento aquático.

Estão sendo empregados pelo Corpo de Bombeiros 13 viaturas de auto salvamento, oito motos aquáticas, três quadriciclos, três botes de resgate e duas viaturas do tipo UTV. As equipes do Corpo de Bombeiros também contam com 82 equipamentos de resgate em água, que são os rescuetubes.

Acionamento

Em casos de eventuais ocorrências relacionadas ao período carnavalesco, as forças de segurança pública podem ser acionadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo telefone 193. Os casos de crimes recorrentes podem ser informados de forma sigilosa pelo Disque-Denúncia, da Polícia Civil, no telefone 181.

Com informações da SSP*

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais