Carnaval: confira o que abre e fecha no feriado

0

Durante a folia de Momo muitos preferem pegar a estrada, mas para quem vai curtir a festa na capital sergipana é preciso saber que muitos serviços não irão funcionar no feriado prolongado. No caso dos servidores estaduais o Governo decretou ponto facultativo em todas as repartições e órgãos da administração direta e indireta nos dias 15,16 e 17. As atividades voltarão ao normal na quinta-feira, 18.

Os servidores municipais também vão poder aproveitar o carnaval da segunda-feira, 15, até a quarta-feira de Cinzas, 17. No entanto, o feriado não se aplica às atividades consideradas essenciais, a exemplo dos serviços de saúde, segurança pública, entre outros que estarão de plantão para atender as demandas da população.

Confira os serviços que não vão funcionar e as alterações de horários no comércio:

Bancos 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos os bancos estarão fechados para atendimento ao público nos dias 15 e 16 de fevereiro reabrindo a partir das  12h, da quarta-feira de cinzas,17. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dias 15 e 16 de fevereiro poderão ser pagos no próximo dia útil, 17, sem incidência de multa.

Feiras e mercados municipais 

Na segunda-feira, 15, somente os mercados setoriais (Governador Miguel Arraes, Augusto Franco, Dr. Carlos Firpo, Roberto Silveira, Alcino Barros e Viana de Assis) estarão fechados. Os mercados centrais funcionam normalmente. Já na terça-feira, 16, dia de Carnaval, os mercados municipais (centrais e setoriais) não vão funcionar. Na quarta-feira de Cinzas, dia 17, os mercados abrem normalmente, assim como as feiras livres.

Unidades de saúde e hospitais 

Nos dias em que foi decretado ponto facultativo (segunda, terça e quarta), estarão funcionando normalmente os Hospitais da Zona Norte, (Nestor Piva) e da Zona Sul (Fernando Franco), além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima (Loteamento Pau Ferro), David Capistrano Filho (bairro Atalaia) e Liberdade (bairro Siqueira Campos).

Transporte e Trânsito 

Todas as unidades da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estarão fechadas do sábado até a quinta-feira, 18. A exceção será a Central de Transporte Trânsito, que manterá agentes de fiscalização e orientação nas ruas e o serviço de atendimento a ocorrências de trânsito. O telefone é 118.

Assistência social 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) manterá o plantão na Central de Acolhimento, para atender pessoas em situação de risco social. O telefone da unidade é (0xx79) 3179-1369.

Pontos de apoio turístico, cultural e artístico 

As bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes abrem sábado das 9h às 13h, e fecham de domingo, 14, a quarta-feira, 17. Reabrem apenas na quinta-feira, 18. A Escola Oficina de Artes Valdice Teles fecha neste sábado e reabre na quarta-feira, 17, somente à tarde. A Galeria de Artes Álvaro Santos reabre na quinta-feira, 18, enquanto o Mirante da 13 de Julho abre no sábado, 13, domingo,14, e na segunda, 15, das 9 às 15 horas, e fecha somente na terça-feira, 16, reabrindo na quarta-feira, dia 17, a partir das 13h. As demais unidades fecham sábado e reabrem na quarta-feira, dia 17, à tarde.

Correios

As agências que costumam abrir aos sábados funcionarão normalmente. Em Sergipe, além das agências franqueadas, estarão funcionando as Agências próprias nas seguintes localidades. Em Aracaju: Central e SEAC do Terminal Rodoviário. Interior: Estância, Itabaiana, Lagarto e Simão Dias. No entanto, de 14 a 16 as agências não funcionarão. No dia 17 as agências funcionarão a partir das 12h.

A Central de Atendimento ao Consumidor (CAC) funcionará normalmente no carnaval: todos os dias, das 8h às 22h. Para serviços ou informações, os telefones são: 3003 0100 (capitais) e 0800 725 7282 (interior). Para registrar sugestões, elogios ou reclamações, o número é: 0800 725 0100.

Shoppings

O Shopping Riomar preparou um horário especial para atender a sua clientela durante o carnaval. No sábado, 13, e domingo, 14, todas as lojas irão abrir no horário normal. Já na segunda, 15, e terça-feira, 16, só estarão em funcionamento as lojas e os quiosques de alimentação.

O Shopping Jardins vai funcionar em horário especial. No sábado, 13, e domingo, 14, todo o shopping estará operando normalmente. Já nos dias 15 e 16 funcionam as praças de alimentação, cinema, livraria (apenas a partir do meio dia), Gbarbosa (segunda, 15, em horário normal e terça das 7h às 20 h) e Lojas Americanas (das 12 às 21 horas). Na Quarta-feira, 17, o shopping abre suas portas a partir do meio dia.

Comércio

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster, no sábado, 13, as lojas do comércio abem normalmente. Na segunda-feira, 15, os lojistas terão a opção de abrir ou não as lojas. Já na terça-feira, 16, todas as lojas estarão fechadas e na quarta-feira, 17, as lojas reabrem após o meio dia. “Com o fechamento dos bancos na segunda-feira, os lojistas podem optar por abrir a sua loja, mas é bem provável que muitos não abram o comércio porque não compensa”, afirma Samuel.

Portal Infonet

O setor de Suporte funcionará 24h durante todo feriado. Os setores de Atendimento e Administrativo estarão funcionando normalmente neste sábado,13, e na segunda-feira,15. Na terça-feira, 16, os setores estarão fechados.

O jornalismo funcionará normalmente neste sábado,13. No domingo,14, funcionará em regime de plantão. Já na segunda-feira,15, funciona normalmente. Na terça-feira,16, volta a funcionar em regime de plantão e na quarta-feira, 17, funciona normalmente.

Por Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais