Carnaval: Energisa dá dicas para evitar acidente com a rede elétrica

0
No Carnaval, riscos de acidentes com energia elétrica aumentam (Foto: ilustrativa/Pixabay)

“Quanto riso, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão…”. Esse trecho de uma marchinha de carnaval transmite bem o clima que os brasileiros vivem nos dias de folia. Mas, infelizmente, é uma época em que os riscos de acidentes com energia elétrica aumentam. E quem tem um compromisso com a saúde e com a segurança, não pode deixar essa energia cair em nenhum minuto.

Para isso, preste atenção nessas dicas importantes para passar pela avenida do carnaval sem derrapar na segurança:

–       Mantenha a distância da rede elétrica. As estruturas e foliões precisam ficar, no mínimo, a dois metros de distância da rede elétrica. Quanto mais distante, melhor.

–       Verifique se o bloco ou trio que você está disposto a curtir tem autorização dos órgãos competentes para acontecer.

–       Não lance serpentinas de nenhum tipo de material, jatos de espuma ou água e fogos de artificio em direção às redes de energia. As serpentinas metálicas aumentam ainda mais o risco de acidente elétrico.

–       Não pendure adereços nos postes. As bandeirolas não devem ser amarradas nas estruturas elétricas.

–       Nunca toque ou levante os cabos de baixa/média tensão. Só profissionais da Energisa podem fazer contato com a rede de energia.

–       Evite o uso de extensões, pois podem sobrecarregar um único ponto de energia.

–       Em caso de acidentes de veículos e postes de energia, não toque ou se aproxime dos cabos caídos ou pendurados nem nas partes metálicas dos veículos.

–       Se você vai montar sua barraca para vender drinks, solicite ligação provisória à Energisa. Fazer gambiarras compromete a segurança das pessoas e o fornecimento de energia elétrica.

Outra dica muito importante: caso estiver dirigindo, não consuma bebida alcoólica. O risco de acidente aumenta acentuadamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários