Carnaval: veja cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes

Decoração não deve ser colocada em poste de energia (Foto: Ascom/Energisa)

Os bailes e bloquinhos de carnaval já começaram em Sergipe. O clima é de festa e diversão com símbolos muito utilizados nesse período, a exemplo das serpentinas e jatos d’água. Para que as festas acontecem com segurança, a Energisa Sergipe orienta sobre cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes.

O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Sergipe, Robson Jezler, alerta que os jatos d’água, spray de espumas e serpentinas devem ser usados com cuidado. “Não é recomendável jogar líquidos, spray de espumas ou qualquer material na rede elétrica, pois há riscos de choque elétrico. Esses itens podem provocar curto-circuito na rede elétrica e provocar a interrupção do fornecimento de energia e acidentes”, orienta.

Outro ponto de atenção é em relação à altura no trio elétrico. É preciso respeitar a distância mínima de dois metros em relação à rede elétrica, pois pode provocar rompimento de cabos e choque elétrico. Segundo Robson, ações simples podem prevenir acidentes graves.

Cuidados no trajeto

Para quem vai pegar estrada ou vai aproveitar a folia fora de casa, os motoristas devem ficar atentos ao trajeto para evitar acidentes com colisões postes. Somente no mês de janeiro, foram registradas 18 ocorrências envolvendo postes danificados. Nesse período de carnaval, os cuidados precisam ser redobrados mais ainda.

Em casos de colisões em postes, a orientação é que, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente a Energisa, pois podem ter cabos sobre o veículo ou próximos, podendo ocasionar choque elétrico. O Samu e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados. Quem for prestar socorro, também deve ficar afastado.

Dicas

-Os trios elétricos devem ter uma distância mínima de dois metros da fiação elétrica.
-Serpentinas e confetes metálicos nãos devem ser jogados na direção de rede elétrica, pois podem causar curtos-circuitos.
-Quando estiver no bloquinho e começar a chover, não se abrigue debaixo de árvores, pois elas podem atrair raios.
-Caso vá viajar, lembre-se de tirar os equipamentos eletrônicos da tomada.
-Não toque em estruturas metálicas e cabos com o corpo molhado.
-Decorações e alegorias jamais devem ser colocadas na fiação.

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, informe imediatamente à Energisa por meio dos canais de atendimento call center 0800 079 0196 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: Ascom/Energisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais