Confira cuidados para evitar golpes ao utilizar o cartão de contato

Vídeo demonstrativo: fonte internet

 

Os cartões com contactless estão sendo ampliados no Brasil e chamam

A tecnologia permite a realização de pagamentos por aproximação, sem a necessidade de inserir senhas (Foto: Freepik)

atenção por permitirem a realização de pagamentos por aproximação, sem a necessidade de inserir senhas. Considerando o risco de golpes aplicados pela facilidade com que o cartão realiza transações, é preciso ter alguns cuidados ao utilizar esse tipo de tecnologia.

Embora traga conforto e praticidade, o analista de infraestrutura e sistemas de telecomunicações, Sálvio Reis, ressalta a importância de ter o domínio sobre o tipo de cartão que está utilizando. “Ele já possui essa função ativa, mas muita gente tem um cartão contactless, não sabe sua utilidade e acaba correndo o risco por não saber que aquilo pode gerar algum tipo de prejuízo”, afirma.

Sálvio Reis, analista de infraestrutura e sistemas de telecomunicações (Foto: Arquivo pessoal)

A iniciativa foi trazida ao Brasil pela Nubank mas, atualmente, já se expandiu pelos bancos Inter e Original. Em constante atualização, o analista reforça ainda que ao surgir no país o cartão permitia o pagamento sem senha para o valor máximo de R$50, mas já a atuação de um grupo conseguiu desregular esse limite por meio da configuração da própria maquineta e isso requer ainda mais cuidado.

De acordo com Sálvio, as medidas de proteção evitam situações perigosas principalmente em locais públicos. “Quadrilhas atuam principalmente em transporte público. A maioria dos cartões possuem um sistema que envia SMS para a pessoa na hora da transação, então caso seja habilitado em suas configurações padrões ele emite a notificação do valor que foi passado”, orienta.

Carteira própria para este tipo de cartão evita o golpe

Para reforçar ainda mais esses cuidados, Sálvio aconselha a prática de três dicas que podem ser realizadas com facilidade durante a rotina de quem possui um cartão com tecnologia contactless:

– Mantenha o cartão desabilitado pelo próprio aplicativo;

– Tenha um acessório especializado para proteção, como carteiras adaptadas para esse tipo de tecnologia ou cases que também servem para bloquear o sinal do cartão;

– Use uma tarja metálica na carteira, junto com o cartão. A alternativa é prática e capaz de bloquear o sinal da maquineta, impedindo a realização de transações;

A tecnologia já disponibiliza cartões de débito, crédito e cartões pré-pagos, podendo ser utilizada, inclusive, através de smartphones, relógios e pulseiras.

por Juliana Melo e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais