Cartórios em SE não emitem nova certidão

As novas certidões podem impedir a falsificação de documentos (Foto: Reprodução CNJ)
De acordo com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir desta quarta-feira, 5, os cartórios do Nordeste que já possuem equipamentos de informática começarão a receber orientações sobre como proceder para solicitar o novo papel de segurança e começar a emitir o documento nos novos padrões. Com o projeto, esses documentos passarão a ter papel especial, marca d’água e outros itens que permitirão maior segurança por parte de órgãos de controle e evitarão falsificações.

Em Sergipe, os cartórios ainda não estão emitindo as novas certidões. Segundo a tabeliã do cartório do 6° ofício, Leônia Gama, os cartórios do Estado ainda não receberam todas as informações a cerca do procedimento para a emissão. A tabeliã afirma que tem conhecimento do projeto e acredita que possa coibir as falsificações, mas adianta que até o momento nenhum contato foi feito para que o cartório possa se enquadrar a nova emissão.

Leônia Gama salienta que são comuns casos de falsificação de documentos, mas não tem dados precisos sobre a prática.

A informação do CNJ é que os cartórios podem obter orientações sobre como fazer os pedidos e implantar o novo modelo através de contato com a Casa da Moeda nos números (21) 2414-2227 ou (21) 2414-2226.

Por Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais