Casal homoafetivo consegue marcar cerimônia judicial

Nova cerimônia será realizada no mesmo fórum, mas com outra magistrada (Foto: Portal Infonet/Arquivo)

As duas mulheres que não conseguiram participar da celebração de casamento no Fórum Integrado Maria Virgínia Leite Franco, em Aracaju, marcaram nova data e finalmente terão a oportunidade de participar da cerimônia judicial. De acordo com informações do advogado Volney Brito, integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), houve intervenção junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e o casal homoafetivo conseguiu remarcar a cerimônia, que está prevista para ocorrer no dia 8 de janeiro próximo, em solenidade a ser realizado no mesmo fórum, mas conduzida por uma outra magistrada.

O episódio ganhou repercussão, sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual e também pela OAB/SE, que está apurando só fatos com o objetivo de identificar as causas que levaram a juíza Aidil Texeira Oliveira, da 27a Vara Cível de Aracaju, a não incluir as duas mulheres na celebração ocorrida no dia 13 último. Estranho, conforme o advogado Volney Brito, é que casais heterossexuais participaram da celebração, enquanto que as duas mulheres teriam sido excluídas e foram obrigadas a aguardar do lado de fora o momento para, apenas, assinar o documento que assegura a união homoafetiva.

Três comissões temáticas da OAB/SE estão envolvidas neste episódio, na instauração de um procedimento no qual algumas pessoas já prestaram depoimento, segundo o advogado. Estão acompanhando a questão, as Comissões de Direitos Humanos, de Diversidade Sexual e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Vamos apurar para saber o que efetivamente aconteceu e se houve falha da juíza, a OAB fará representação junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça e até ao CNJ [Conselho Nacional de Justiça], se for o caso”, ressaltou o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE. “Mas antes, tudo será apurado”, ressaltou.

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Sergipe havia informado à reportagem do Portal Infonet que vai “apurar o caso para tomar as providências cabíveis”. Acrescentou que as “celebrações de uniões de casais têm sido realizadas normalmente no Estado de Sergipe. Somente nos últimos dois anos, foram realizados 319 casamentos entre pessoas do mesmo sexo”, complementou.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais