Caso Genivaldo: prazo para concluir inquérito é estendido por 30 dias

(Foto: PF)

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) divulgou nesta quarta-feira, 29, que o inquérito conduzido junto à Polícia Federal para apuração dos fatos que levaram à morte de Genivaldo de Jesus Santos, durante operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF/SE), foi prorrogado por mais 30 dias.

De acordo com o MPF/SE, apesar das investigações estarem em fase bastante avançada – em razão da necessidade da conclusão de algumas diligências, especialmente a apresentação do resultado das perícias, inclusive o laudo necroscópico, pelo IML/SE e pelo Instituto Nacional de Criminalística em Brasília – a prorrogação do prazo foi necessária. A solicitação para prorrogação do prazo partiu da PF.

Conforme o MPF, a finalização do inquérito deve ocorrer até o final do mês de julho de 2022.

Relembre

A morte de Genivaldo – que ocorreu após uma abordagem da PRF/SE – repercutiu em todo o Brasil e ganhou destaque na mídia internacional. No comunicado de ocorrência, os policiais confirmaram que utilizaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo e disseram que houve “reiterada desobediência” e “resistência” por parte de Genivaldo. O Instituto Médico Legal (IML) divulgou que Genivaldo morreu devido à asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

A investigação sobre a morte de Genivaldo está sendo realizada em conjunto pelo MPF/SE e Polícia Federal. A Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), o Conselho Federal e os advogados dos familiares já se manifestaram a favor do pedido de prisão dos policiais envolvido, mas o MPF/SE explicou em outra oportunidade que a medida é excepcional e que, no momento, o foco é a coleta de provas.

Por Verlane Estácio com informações do MPF/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais