Castramóvel registra muitas ausências

Até agora são 111 animais, entre cães e gatos, cadastrados no programa (foto: pixabay)

A Prefeitura de Aracaju, através do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), tem registrado muitas ausências de animais nos atendimentos do Castramóvel. No bairro Santa Maria, somente 37 cães e gatos apareceram nos dias marcados para a consulta, e destes apenas 24 compareceram ao dia cirurgia de castração. Até agora são 111 animais, entre cães e gatos, cadastrados no programa.

De acordo com a coordenadora do CCZ, a veterinária Marina Sena, os donos destes animais não fazem o procedimento por causa dos mitos sobre a castração. “Muitos acreditam que a prática é algo agressivo e que irá mudar o comportamento, mas a verdade é que o procedimento pode salvar a vida do animal”, disse. Para evitar o absenteísmo, Marina realiza ligações para reforçar com os donos. “Nós telefonamos um dia antes para informar o dia e horário da consulta, e no dia da consulta também fazemos uma ligação para confirmar a presença, mas muitos não vão. Quando ligamos, algumas pessoas falam que não querem mais, outros até levam o animal para fazer a consulta, mas não levam no dia da castração,” relatou.

A castração é uma pequena cirurgia simples, rápida e com uma recuperação tranquila, que permite que o animal volte às suas atividades normais em questão de dias. O procedimento é chamado de orquiectomia, quando são retirados os testículos e, assim, o animal deixa de produzir espermatozóides. Ao contrário do que muitos tutores pensam, não afeta a sua vida sexual.

A maioria das pessoas não conhece os benefícios e vantagens que esse procedimento pode ter nos pets. Segundo a veterinária, está comprovado que os animais esterilizados ou castrados têm uma expectativa de vida maior, diminuem comportamentos agressivos e muitas doenças são evitadas, pois os animais não castrados correm um alto risco de contrair doenças graves como o câncer.

Se esse atendimento fosse realizado em uma clínica particular, os gastos ficariam, em torno, de R$ 500 entre consulta, exames e cirurgia. O Castramóvel é um veículo equipado e preparado para realizar cirurgias de castração e consultas clínicas em animais carentes, de forma gratuita.

Cadastro

Para realizar o cadastramento, o proprietário do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência. O responsável deve ter renda máxima de até um salário mínimo e meio, e poderá castrar até cinco animais, com idade entre cinco meses e oito anos. Somente cães e gatos machos receberão a esterilização. Atualmente, o Castramóvel está atendendo os animais cadastrados no bairro Santa Maria.

Fonte: Secom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais