Ceac já realizou mais de 600 mil atendimentos em 2010

Centro de Atendimento ao Cidadão tem dois postos fixos na capital
As unidades do Ceac prestaram 674.878 atendimentos no primeiro semestre deste ano. Os números são da Secretaria de Estado da Administração (Sead) que divulgou nesta segunda-feira, 19, o último relatório de produção. Em Aracaju funcionam duas unidades fixas do Centro de Atendimento ao Cidadão (Riomar e Rodoviária Nova).

O interior do Estado é atendido por meio do Ceac Móvel, que nos primeiros seis meses de 2010 percorreu 31 municípios prestando 21.563 atendimentos.

Os Ceacs fixos prestam cerca de 200 serviços nos 20 órgãos parceiros do Ceac Riomar e 26 do Ceac Rodoviária. Entre os órgãos estão: SSP; Detran; NAT; Defensoria Pública; Sefaz; Ipesaúde; Banese; SMTT; INSS; Energisa; Procon e Secretaria de Estado da Fazenda. 

No Ceac Rodoviária, a Casa de Justiça e Cidadania presta diversos atendimentos, entre eles o atestado de antecedentes criminais. “Vou trabalhar numa firma que pediu o atestado de antecedentes. Não sabia onde tirar esse documento, mas o responsável pelo setor pessoal da empresa que vou trabalhar me disse. O atendimento foi rápido. Não esperei nem 10 minutos. Muito bom”, diz a copeira Elaine Souza Santos.

O servidor público municipal Gilmar Melo conseguiu solucionar uma pendência na documentação de um veículo no estande da Sefaz do Ceac Riomar em menos de cinco minutos. “Pensava que fosse demorar, mas consegui solicitar rapidinho a isenção do IPVA e agora estou indo embora”, comemora.

Estratégia

Para agilizar o atendimento no Núcleo de Amparo ao Trabalhador, o Ceac Rodoviária adotou uma estratégia. O estante do NAT está sendo sobrecarregado desde a greve da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), que dura três meses e elevou a demanda diária de 60 para 300 atendimentos. Como o sistema está sendo bastante demandado, caindo com freqüência, a direção do Ceac passou a aproveitar o tempo ocioso das máquinas para adiantar os pedidos de Carteira de Trabalho. “Como esse serviço não depende do sistema, chamamos as pessoas que fazem o seu cadastro sem demora”, explicou a coordenadora geral dos Ceacs, Mônica Mangueira.

Fonte: Ascom/Sead

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