Cenam: três menores reencontrados

0

Três menores foram encontrados pela Polícia de Choque (Foto: Portal Infonet)
Jovens do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) fizeram uma rebelião na tarde desta quarta-feira, 20, às 16h30. O Cenam ainda não divulgou o número de adolescentes que fugiram, mas a estimativa é que cerca cinco menores conseguiram escapar. Até às 18h desta quarta, apenas três deles haviam sido encontrados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.

De acordo com um agente que prefere não ser identificado, os jovens destruíram duas das sete alas do Cenam, fizeram um dos menores de réfem para conter a intervenção da polícia e fugiram em direção ao matagal localizado atrás do Centro.  O presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança da Fundação Renascer (Sindasf), Eziel de Oliveira, afirmou que os agentes tiveram que se defender dos menores utilizando cabos de vassouras.

“Estava um verdadeiro caos no Cenam. Os adolescentes começaram a jogar pedras e pedaços de ferros nos agentes. Ainda bem que ninguém saiu ferido da confusão”, diz Eziel. O presidente destacou a atuação da Polícia de Radiopatrulha e do Getam como fundamentais para a segurança dos agentes. “Se eles não tivessem chegado na hora, o problema poderia ter sido ainda pior”, ressalta.

Segundo Eziel, muitos menores procuram fugir do Cenam para aproveitar as festas do Pré-Caju. Ele afirmou ainda que essas rebeliões continuam acontecendo porque o Estado não dá suporte necessário para que os agentes possam trabalhar. “As nossas reivindicações não estão sendo atendidas pelo Governo. Enquanto não houver aumento de efetivo e mais proteção aos agentes, os problemas irão continuar”, desabafa.

A reportagem do Portal Infonet tentou entrar em contato com o presidente da Fundação Renascer, Gicelmo Albuquerque, mas não obteve êxito.

Por Carla Santana

Comentários