Central de Libras volta a funcionar após denúncia

As atividades que estavam paralisadas retornaram a normalidade (Foto: Portal Infonet)

Após denúncia veiculada pelo Portal Infonet, a Central de Interpretação de Libras, situada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), da Rua do Turista voltou a funcionar normalmente, na última quarta-feira, 22. Inaugurado em 30 de agosto do ano passado, o local que presta serviços de assistência a deficientes auditivos estava com suas atividades paralisadas.

O serviço é destinado a cerca de 12 mil pessoas surdas existentes em Sergipe e conta com três tipos de agendamento, a depender da necessidade do usuário: presencial, virtual e “in loco”. Neste último tipo, segundo informações da Secretaria de Estado da Inclusão Social, (Seidh), a Central disponibilizará intérprete em horário previamente agendado, para acompanhamento de pessoas surdas a bibliotecas, hospitais, delegacias, tribunais e outros locais de atendimento ao público.

De acordo com a intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Ana Lúcia Oliveira, é importante que a população saiba que o local oferece os serviços gratuitamente. “Como ficou um tempo parado, é necessário que seja divulgado para que as pessoas saibam que podem contar com a Central de Libras agora”, declara.

Segundo o intérprete Áquila de Jesus, o serviço também está disponível não somente para a população de Aracaju, mas para as pessoas surdas de todo o estado, desde que realizem os agendamentos. “É um serviço importante para os surdos, porque muitas vezes eles vão ser atendidos nesses órgãos públicos e eles não tem nenhum intérprete para ser a voz deles, e vindo aqui ele vai ter um intérprete gratuitamente para ser atendido em qualquer órgão público do estado”, afirma.

Por Yago de Andrade
Com informações da Seidh

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais