CVV: número 188 recebe diariamente 130 ligações de Sergipe

A ligação para o CVV é mantida em sigilo e não precisa de identificação (Foto: Free Photos/Pixabay)

O Centro de Valorização da Vida (CVV), ONG com serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio, realiza diariamente 11 mil atendimentos em todo o país. Deste total, segundo informação do CVV Aracaju, uma média de 130 são oriundos do estado de Sergipe. O serviço voluntário destinado àquelas pessoas que querem e precisam conversar foi criado em 1962, em São Paulo, e chegou a capital sergipana em 2007.

A ligação é feita de maneira gratuita pelo telefone 188 e todo o conteúdo é sigiloso. Também não é preciso identificação.“Trata-se de um serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio que funciona 24h por dia. A ligação é gratuita e pode ser feita de um celular e de um telefone fixo ou público. Nós estamos em Aracaju há 12 anos e hoje contamos com 30 voluntários”, detalha Acelmar Reis, voluntário e porta voz do CVV Aracaju.

Reis explica que apesar do apoio dos voluntários, pessoas com problemas emocionais devem procurar auxílio médico. “O CVV é um serviço extremamente importante, mas não substituiu o tratamento com o psicólogo. É uma terapia alternativa na qual a pessoa pode conversar”, ressalta.

A jornalista e voluntária do CVV, Patrícia Dantas, diz que iniciou o serviço há oito anos, ao lado da mãe, a partir da compreensão de que deveria encontrar um trabalho social que a completasse e que, para isso, ela pudesse fazê-lo de forma individual, sem a dependência de um grupo para a execução. “É um trabalho de muita emoção, de paz, de preenchimento de amor. Você doa amor e atenção e recebe de volta […] É importante para a gente dar uma palavra amiga, mostrar que a gente se importa com essa pessoa e receber o sorriso de quem, às vezes, começou a ligação com um pouco de choro”, explica voluntária.

Para ser voluntária, a pessoa precisa mais ter de 18 anos e ter quatro horas disponíveis por semana para ajudar as pessoas. Também é preciso passar por um curso preparatório, que é gratuito. Em Aracaju, o curso começa neste sábado, 6, a partir das 13h30, no Sesc da Rua Bahia, no Bairro Siqueira Campos. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (79) 9994c5 0506 e do e-mail cvv.aracaju@hotmail.com.

O CVV é uma entidade filantrópica que está presente em 19 estados e no Distrito Federal. Apesar de ter assinado um termo de cooperação com o Ministério da Saúde para implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio, o CVV sobrevive de doações.

por Verlane Estácio

A matéria foi alterada no dia 7 de julho para alteração de informação. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais