Cerca de 4.225 pessoas não tomaram segunda dose da vacina em Aracaju

Com absenteísmo em 3%, Prefeitura alerta sobre importância de completar esquema vacinal (Foto: Sérgio Silva)

Com 317.755 aracajuanos já vacinados com a primeira dose, o que equivale a 47,7% da população, a Prefeitura de Aracaju se destaca pelo baixo absenteísmo na aplicação da segunda dose. De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, das 120.717 aptas a receber a segunda dose (cumprindo o intervalo necessário de acordo com cada imunizante), 116.492 já compareceram, o que representa 96,5% do público alcançado.

“Estamos com uma taxa de absenteísmo de 3%, que representa 4.225 pessoas que ainda precisam buscar sua segunda dose. Uma taxa de ausência muito baixa, diante do quantitativo de pessoas que já se vacinaram com as duas doses, mas que precisa ser zerada para que possamos garantir ainda mais segurança, fortalecendo assim a chamada imunidade coletiva. Ficamos muito felizes por observar que a população tem criado consciência da importância de receber as duas doses, pois só assim a proteção será mais efetiva”, avaliou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Das doses já aplicadas e com tempo de intervalo já cumpridos, da CoronaVac foram 52.483 na primeira dose e 50.656 aplicadas na segunda, restando apenas 1.827 pessoas aptas a receber a D2. Já a AstraZeneca, foram 56.598 na primeira dose e 54.200 na segunda, restando 2.398 pessoas com o intervalo necessário já cumprido.

Busca ativa

Para otimizar a campanha de imunização contra a covid-19 na capital, a Prefeitura de Aracaju realiza busca ativa para a primeira e segunda doses. Na primeira, quando há sobras de doses nos pontos de vacinação, para que não haja perdas, a equipe do Programa Municipal de Imunização entra em contato com as pessoas já cadastradas e aprovadas no site do VacinAju e que estejam dentro da idade vigente para vacinação.

A jornalista Mirela Cruz de Matos, 35 anos, foi uma das pessoas contatadas nessa busca ativa. “Tomei a minha primeira dose no dia 3 de julho, nunca vou esquecer desse dia, que foi um dos mais felizes e emocionantes da minha vida. Era para ter recebido a minha dose na semana seguinte, mas eu já tinha me cadastrado no site da Prefeitura para receber a vacina. Me ligaram no dia 3, por volta das 18h, eu até achei que fosse trote, mas a pessoa se identificou como sendo da Secretaria Municipal de Saúde. Confirmei e fui para o Parque da Sementeira. Foi um misto de emoções naquele momento, me senti feliz, grata, aliviada”, disse.

Para a segunda dose também é feita uma busca ativa, e a equipe do Programa Municipal de Imunização entra em contato com as pessoas que já estão aptas e que ainda não buscaram o serviço.

D2 AstraZeneca

Até a próxima sexta-feira, 23, a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca estará disponível na Unidades Básicas de Saúde UBSs Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Manoel de Souza (Jabotiana), Roberto Paixão (17 de Março), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Eunice Barbosa (Coqueiral), Cândida Alves (Santo Antônio), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Augusto Franco (Farolândia), Celso Daniel (Santa Maria).

As Unidades Básicas de Saúde funcionam das 8h às 16h, já o drive, montado no Parque da Sementeira e que também é um ponto de vacinação para segunda dose de AstraZeneca, funciona até às 17h. Em nenhum local de segunda dose é necessário apresentar código de validação.

D2 CoronaVac

O próximo calendário de segunda dose de CoronaVac está previsto para o sábado, 24, para as pessoas que receberam a primeira dose no mês de junho. Os locais serão divulgados na programação do final de semana, a ser anunciada na sexta-feira, 23. Gestantes e puérperas que estão aptas a receber a D2 de CoronaVac serão vacinadas no sábado (24) e domingo (25) no Auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos.

Para receber a segunda dose, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Fonte: AAN

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais