Chuva de meteoros poderá ser vista de Aracaju nesta madrugada

0
Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada do dia 30 de julho (Foto: Walter Martins)

A chuva de meteoros que ocorrerá na madrugada desta sexta-feira, 30, poderá ser vista a olho nu de Aracaju. A informação foi confirmada pela Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA). O fenômeno luminoso é resultado da entrada de corpos celestes na atmosfera terrestre, que incendeiam-se em razão do choque com os gases atmosféricos.

Esse acontecimento, chamado de chuva de meteoros Delta Aquáridas, acontece na constelação de aquários e faz com que faíscas luminosas e de cores variadas apareçam no céu, sendo possível serem vistas a olho nu. Vinte e cinco meteoros por hora poderão ser observados a partir das 0h do dia 30, até o raiar do sol do dia seguinte.

O coordenador da CCTECA, Augusto Almeida, explica que a Terra passa por regiões onde estão restos de partículas deixadas, geralmente, por cometas. Esses corpos (meteoroides), ao entrarem em nossa atmosfera, se aquecem e produzem luz em várias cores (meteoros).

As luzes poderão ser observadas em qualquer ponto do país, a depender da latitude, sem que seja necessário o uso de binóculo ou telescópio. Augusto afirma, ainda, que as chuvas podem acontecer duas ou mais na mesma semana. “Esse fenômeno ocorre sempre e na maioria das vezes os meteoritos caem no mar e, se forem maiores, conseguem ser vistos ou ouvidos”, ressalta.

Com informações da AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais