Maior chuva de meteoros do ano poderá ser vista em Sergipe

O evento poderá ser observado na noite desta quarta-feira, 11 (Foto: Ilustrativa/Freepik)

Os sergipanos poderão apreciar novamente ocorrência de uma chuva de meteoros aqui no estado. O pico será nesta quarta-feira, 11,  e o fenômeno astronômico denominado Perseidas, considerado o maior do ano, poderá ser visto durante á noite, de hoje até sexta-feira, graças à inclinação da terra.

A chuva de meteoros trata-se de fragmentos de cometas ou Asteróides que cruzam a órbita da Terra. Esses fragmentos antes de entrarem aqui na Terra são chamados de meteoróides. Mas ao entrarem, sofrem fricção e emitem luz visível, sendo denominado de meteoro. Caso esses objetos toquem o solo, eles passam a ser chamados de meteoritos. 

De acordo com o coordenador da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA Galileu Galilei), Augusto Almeida, a chuva acontecerá por mais duas noites, sendo a madrugada o horário mais propício para a observação.  

“O fenômeno poderá ser observado depois da meia-noite, até o amanhecer. Isso se dá porque a Terra está numa posição, em sua órbita, propícia  para observar os fragmentos que entram em alta velocidade na atmosfera terrestre e provoca essa chuva”, explica Augusto. 

Não é a primeira vez que o fenômeno é visto aqui no estado. No final do mês passado, a chuva também pôde ser vista no estado e a estimativa era de que cerca de 25 corpos entrassem por hora na Terra com grande luminosidade. Desta vez, a expectativa é de 50 a 100 corpos cruzando o céu, não apenas em Sergipe, como em todo o Nordeste. 

Segundo Augusto Almeida, devido às condições climáticas, da última vez não foi possível fazer um registro do fenômeno. A expectativa é de que dessa vez, o registro fotográfico seja possível.

 

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais