A chuva que ocorreu nesta sexta-feira, 10, não provocou ocorrências graves em Sergipe, mas devido alerta climáticos válido até a segunda-feira, 13, a Defesa Civil Estadual decidiu intensificar os trabalhos de vistoria e monitoramento. Neste período de altas temperaturas, as tempestades de verão podem ultrapassar 50 milímetros/dia, ter ventos fortes entre 40 e 60 km/hora, além de trovões e descargas elétricas frequentes.
“Até o momento, não foi encaminhado à Defesa Civil estadual qualquer tipo de ocorrência grave. De toda forma, estamos visitando pontos do estado e fazendo avaliação, a exemplo de Laranjeiras, na Rodovia Valter Franco, no morro de acesso à Igreja de Bom Jesus, onde ocorreu o movimento de massa, que é o deslocamento de rochas e segmentos”, informou o superintendente-adjunto, major Alysson de Carvalho.
O major ressaltou que, diante da possibilidade de mais chuvas, este ponto permanece em monitoramento e será interditado por questões de segurança, por intermédio das equipes da Defesa Civil, municipal e estadual.
Já a coordenadora de Planejamento e Gestão de Riscos, major Flávia Emanuela Cruz, destacou a importância da população realizar o cadastro para recebimento dos alertas. “Reforçamos à população a importância do cadastro, através do SMS 40199, com CEP da localização, para receber de forma antecipada os alertas dos órgãos oficiais”, disse.
Aracaju
Na capital sergipana, segundo a Prefeitura de Aracaju, desde as primeiras horas da sexta-feira, 10, quando o comitê operacional foi instituído, foi realizada a limpeza de canais, canaletas, córregos, bueiros e valões em vários pontos da cidade.
A Emurb está com três equipes de limpeza e desobstrução de drenagem, mais um caminhão de desobstrução e, ainda, uma equipe de tapa-buracos. A programação do dia contempla ações nos bairros Jabotiana, Santa Maria, Robalo, Aruana, Soledade, Porto D’antas e Dom Luciano.
O trabalho da Emsurb também teve início na sexta-feira, 10, e segue pelos próximos dias. Neste sábado, 11, os agentes realizaram limpeza de canais, varrição e serviços de poda. As ações preventivas passaram pela Travessa General Chaves, entorno da Praça da Imprensa, nas avenidas Salatiel, Jorge Amado, Pedro Paes e Anísio Azevedo, ruas Laura Fontes e Joventina Alves, e bairro Porto D’antas.
O trânsito também é prioridade nesse trabalho de prevenção. As equipes da SMTT atuam na manutenção preventiva e corretiva dos semáforos. Foram realizadas manutenções preventivas nos equipamentos dos cruzamentos da Av. Edésio Vieira e Rua Urquiza Leal; e da Av. Antônio Cabral e Av. Coelho e Campos. Também houve manutenção corretiva, devido à chuva, nos semáforos dos cruzamentos da Av. Anísio Azevedo e Rua Cedro; da Rua Acrísio Cruz e Av. Anísio Azevedo; e da Av. Hermes Fontes e Av. Edésio Vieira de Melo.
Com informações da ASN e PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B