Chuva provoca redução de caminhões pipa no interior

0
Número de carros pipa diminuiu quase 65% (Foto: Ascom Seides)

O número de municípios sergipanos atendidos pela Operação Pipa, da Defesa Civil Estadual, diminuiu de 27 para cinco. A redução foi causada pelas chuvas dos meses de abril e maio, que abasteceram parte das cidades atingidas pela Seca. Segundo a Defesa Civil, apenas os municípios de Poço Redondo, Carira. Canindé do São Francisco, Frei Paulo e Pedra Mole continuam recebendo os carros pipa.

O coronel Gilvan Mateus, secretário executivo da Defesa Civil do Estado, afirma que a Operação Pipa se destina ao consumo animal. “A suspensão da distribuição de água é temporária, apenas em virtude das chuvas. Como o nível dos açudes aumentou, os fiscais da Defesa e os próprios municípios se manifestaram e disseram que o trabalho não seria mais preciso. Caso eles avaliem que o retorno dos carros pipa é necessário, voltaremos à Operação”, diz.

Entre os 107 carros que vinham sendo empregados, apenas 38 estão em atividade. Para a distribuição de água para consumo humano, a assistência fica a cargo do Exército, que realiza o transporte em tanques. A seca de 2013 foi considerada a maior dos últimos 50 anos, e mobilizou lideranças de diversos municípios e do Governo do Estado para diminuir os efeitos do clima, sobretudo nas zonas rurais.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais