Chuvas afetam abastecimento de água no interior de Sergipe

    As fortes chuvas que caem em Sergipe, desde a semana passada, afetaram o abastecimento de água em vários municípios sergipanos. Max Montalvão, presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), informou que as cidades mais atingidas são Itaporanga, Riachuelo e Malhador. Também foram verificados problemas em Itabaiana, Areia Branca, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Cristinápolis, Poço Redondo e Maruim. Nesta terça-feira, o presidente da Deso conversou com os prefeitos dos municípios afetados, para explicar as providências que estão sendo adotadas visando regularizar o abastecimento.

    Segundo o gerente da Regional Sul, Luciano Melo, o abastecimento em Itaporanga foi totalmente interrompido nesta terça-feira porque a bomba submersa no rio Fundo parou de funcionar. “Ainda não sabemos se ela foi arrastada pela forte correnteza, ou se quebrou. O pior é que não se pode removê-la enquanto a vazão do rio permanecer como está, cinco metros acima do normal. Ele disse que antes deste problema, o abastecimento em Itaporanga já vinha sendo feito de forma precária por conta da forte coloração da água, que dificulta o tratamento. A água que abastece Cristinápolis também está muito barrenta.

    O abastecimento em Itabaiana e Areia Branca foi prejudicado porque as águas das chuvas invadiram a casa de bombas da Deso. “Desde a semana passada, que estamos trabalhando para normalizar a situação. Acreditamos que até esta quarta-feira pela manhã as duas cidades já estarão sendo abastecidas normalmente”, afirma Adailton Alves, gerente da Regional Centro-Oeste da Deso. Também nestes dois municípios o tratamento da água é mais difícil devido à forte coloração. Em Malhador, o problema foi causado pela grande volume de terra que alcançou as bombas de captação.

    Em Nossa Senhora das Dores, as fortes chuvas romperam a adutora, que só foi recuperada ontem, porém o abastecimento da cidade continua anormal, pois a água barrenta dificulta o tratamento. O gerente da regional Norte, Januário Costa, explicou que os técnicos da Deso estão promovendo reparos nos filtros visando normalizar o fornecimento de água à população. “Todo o esforço está sendo feito para reduzir os transtornos causados pelas fortes chuvas caídas em Sergipe”, frisa Januário.
     
    Fonte:ASN

    Portal Infonet no WhatsApp
    Receba no celular notícias de Sergipe
    Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
    https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

    Comentários

    Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais