Chuvas provocaram aumento do nível do rio em Laranjeiras

As chuvas desta madrugada na cidade de Laranjeiras provocaram o aumento do nível do rio Cotinguiba e o alagamento de algumas ruas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Valdeci da Conceição, o rio não transbordou, mas algumas casas construídas irregularmente na beira do rio foram inundadas. “As casas ribeirinhas costumam ser atingidas quando as águas do rio aumentam. Como a chuva parou e o rio desceu rápido não ocorreu nenhum dano maior”, diz.

Valdeci informou também que as ruas da cidade que alagaram são sempre as mesmas atingidas, pois ficam na parte baixa do município. “As ruas da parte mais baixa da cidade e próximas ao mercado costumam alagar quando as chuvas são acima da média. O local demora um pouco mais para escoar”, diz.

Major Luciano Queiroz, secretário-executivo da Defesa Civil Estadual, explica que receberam a informação do Centro de Meteorologia de que a Grande Aracaju receberia 50mm de chuvas na madrugada e que deve durar aproximadamente pelas últimas 24 horas.  “Com essa informação todas as equipes estavam em alerta. Até o momento, a única cidade que teve alguns contratempos foi Laranjeiras, mas nada fora da normalidade para quando as chuvas são mais torrenciais em pouco tempo para escoar. Ao contrário do que vem sendo divulgado nas redes sociais não houve rompimento de barragem. O rio Cotinguiba subiu rapidamente, por causa da quantidade de chuva que caiu no município”, diz.

As equipes da Defesa Civil continuam monitorando as localidades que são aguardadas mais chuvas e alertando a população ribeirinha para os riscos da proximidade dos rios nesta condição climática.

por Raquel Almeida

Foto e vídeo : Grupo WhatsApp JP e Ana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais