Ciclo Urbano promove ações em prol da mobilidade urbana

ONG Ciclo Urbano movimenta mês de  setembro com eventos que chamam atenção para a mobilidade urbana (Foto: reprodução/site)

Setembro é um mês no qual muito se ouvirá falar sobre mobilidade. Por iniciativa da ONG Ciclo Urbano – ou com o seu apoio -, uma série de eventos que colocarão o tema em debate está programada. As ações envolvem passeio ciclístico, desafio intermodal de Aracaju, contagem do ciclista, Bike Anjo inclusivo e Pedal do Dia Mundial Sem Carro. Cada um desses eventos já tem dia e hora marcados para ocorrer. Sabia mais e se programe:

Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras

A primeira atividade será realizada no próximo domingo, dia 14, com o Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras. A concentração acontece a partir das 7h30, no Mirante da 13 de Julho, e tem saída programada às 8h, em direção à Orla da Atalaia.

A ação faz parte das atividades promovidas pelo vereador Lucas Aribé, como parte integrante da segunda edição do evento Aracaju Acessível. O pedal visa sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar a sociedade aracajuana para a promoção da acessibilidade na locomoção, priorizando a sadia convivência da diversidade humana.

Traga a sua bicicleta e junte-se ao grupo. Os 200 primeiros participantes ganharão uma camisa temática. 

Sétimo Desafio Intermodal de Aracaju

Em seguida, no final da tarde da terça-feira, 16, acontece o VII Desafio Intermodal de Aracaju. Trata-se de um estudo sobre as diferentes formas de deslocamento, a fim de que sejam observadas situações como o tempo de trajeto, entraves e facilidades de cada meio utilizado.

Por não ser uma competição, o trajeto deve ser feito na velocidade comum do cotidiano. Não há regras para a escolha do percurso. Os desafiantes possuem a liberdade de escolher o caminho que acharem mais conveniente, saindo da praça Olímpio Campos, no Centro, com direção ao Teatro Tobias Barreto, no Distrito Industrial de Aracaju.

Todos os desafiantes devem sair ao mesmo tempo, começar o trajeto a pé e se dirigir ao respectivo meio de transporte. Além disso, é preciso respeitar as leis de trânsito e regras de segurança do meio utilizado. Nos pontos intermediário e final, é preciso estacionar regularmente o veículo que estiver utilizado e dirigir-se à tenda da organização para registrar o tempo gasto na viagem. Logo após, é preciso responder a um questionário.

Voluntários

Para realizar o Desafio, a ONG está em busca de voluntários. Os interessados devem acessar a planilha e colocar o nome como um desafiante no link.  Quem participar, estará ajudando a identificar qual o meio de transporte mais eficiente para atravessar a cidade no horário de rush, momento em que milhares de pessoas ficam presas no trânsito na volta para casa.

9ª Contagem do Ciclista

O terceiro evento será a nona edição da Contagem do Ciclista, que está marcada para acontecer no dia 18 de setembro, em frente ao Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite (rodoviária nova). Durante todo o dia, serão colhidos dados importantes para traçar o perfil das pessoas que utilizam as bicicletas, bem como avaliar as necessidades de infraestrutura e políticas públicas junto aos órgãos competentes.

Com esse movimento, a Ciclo Urbano pretende promover a utilização da bicicleta e transportes ativos, com integração ao transporte público, assim como propor melhorias em sua qualidade e eficiência em Aracaju. Os dados das contagens serão levados à Prefeitura Municipal de Aracaju, Secretaria Municipal de Transportes e demais órgãos interessados nos resultados e discussões do estudo, e em futuros projetos sobre a ciclomobilidade. Também serão apresentados durante o Fórum Sergipano de Bicicleta, que acontece nos dias 17 a 19 de outubro, na Sociedade Semear.

Bike Anjo entre Todos

Outro evento importante do mês é o Bike Anjo inclusivo, que acontece dia 20. Nesse dia, os participantes do Projeto Aracaju Acessível se reunirão no Parque da Sementeira para aprender a pedalar com a ajuda dos voluntários do Bike Anjo. Será um momento no qual pessoas com deficiência terão a oportunidade de perder o medo da bicicleta, assim como descobrir uma nova modalidade esportiva e lúdica. 

Pedal Dia Mundial Sem Carro

Aproveitando as atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, a Ciclo Urbano realiza uma pedalada que terá como foco a luta para a inserção do uso e da discussão da bicicleta como meio de transporte. O evento conta com a adesão das várias secretárias municipais e empresas públicas, o que ajuda a reforçar a necessidade de mudança de conceito sobre o que é a cidade, assim como sobre as opções de deslocamento que ela oferece aos cidadãos.

Acompanhe a programação de atividades e participe!

Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras –  14/09/2014
Sétimo Desafio Intermodal de Aracaju – 16/09/2014
9ª Contagem do Ciclista – 18/09/2014
Bike Anjo entre TODOS – 20/09/2014
Pedal do Dia Mundial Sem Carro-  22/092014

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais