CNBB e Presidência terão reunião sobre o São Francisco

Assessores da Presidência da República terão encontro nesta terça-feira, 18, com o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, para discutir a situação do Rio São Francisco. A informação é da assessoria de imprensa da CNBB.

 

Segundo a organização religiosa, o chefe-de-gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, marcou o encontro para conversar sobre o projeto de integração de bacias, que inclui a transposição de águas e sobre o protesto do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio. A CNBB não adiantou detalhes sobre a negociação.

 

Cappio chega hoje a 22 dias em greve de fome. O primeiro boletim médico oficial sobre o bispo foi divulgado ontem, 17. O documento, assinado elo médico Klaus Sinkan, confirma a perda de oito quilos de dom Cappio. O médico suspendeu o soro que dom Cappio vinha tomando, uma vez que ele não está desidratado.

 

Esta é a segunda vez que o bispo protesta contra transposição. Em 2005, ficou 11 dias sem comer e só terminou a greve depois que o governo se comprometeu a promover uma discussão nacional sobre o projeto e dar atenção especial aos impactos ecológicos e à situação das populações ribeirinhas.

 

Na última quarta-feira, 12, dom Dimas Lara Barbosa e o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, pediram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a retomada dos estudos sobre a transposição. Dom Dimas disse ter argumentado com o presidente Lula sobre a existência de opiniões divergentes a respeito do projeto e sugerido empenho do governo para explicá-lo à sociedade.

 

O projeto se encontra suspenso por decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira, 14, com reclamação constitucional contra a liminar do TRF.

 

Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais